MacOS Mojave, o novo sistema operativo para Mac

A Apple anunciou o macOS Mojave, a mais recente versão do sistema operativo para os computadores mais avançado do mundo, com novos recursos inspirados nos profissionais, mas projetados para todos.

No macOS Mojave, o novo Dark Mode transforma a área de trabalho com um novo visual dramático que coloca o foco no conteúdo do usuário.

O novo recurso Stacks organiza áreas de trabalho desordenadas empilhando arquivos automaticamente em grupos organizados. Aplicativos iOS conhecidos, incluindo Notícias, Ações, Memorandos de voz e Home, agora estão disponíveis no Mac pela primeira vez.

Imagem: Apple

O FaceTime agora adiciona suporte para chamadas em grupo, e a Mac App Store recebe uma reformulação completa com conteúdo editorial rico e a adição de aplicativos dos principais desenvolvedores, incluindo Microsoft, Adobe e outros.

“O macOS Mojave é uma grande atualização que introduz novos recursos poderosos para uma ampla gama de usuários de Mac, de consumidores a profissionais”, disse Craig Federighi, vice-presidente sénior de Engenharia de Software da Apple. “O Dark Mode traz um novo visual para o macOS que coloca o seu conteúdo em foco, aplicativos iOS conhecidos chegam ao Mac pela primeira vez e a Mac App Store redesenhada torna a procura de novos aplicativos mais fácil e agradável do que nunca”.

Dark Mode /Modo escuro

Imagem: Apple

Os usuários do macOS Mojave podem alternar para o Dark Mode para transformar a sua área de trabalho num esquema de cores escurecido, colocando o foco no conteúdo do usuário enquanto os controlos recuam para o segundo plano. Os usuários podem alternar entre um desktop claro e escuro, e aplicativos integrados para Mac, como Mail, Mensagens, Mapas, Calendário e Fotos,e  todos incluem designs em modo escuro.

O macOS Mojave também apresenta um novo Dynamic Desktop que altera automaticamente a imagem da área de trabalho para corresponder à hora do dia. Uma API está disponível para que os desenvolvedores possam implementar o Dark Mode nos seus aplicativos.

Desktop e Finder

Imagem: Apple

As pilhas para a área de trabalho podem organizar até mesmo os mais desordenados desktops, empilhando automaticamente os arquivos em grupos puros com base no tipo de arquivo.

Os usuários podem personalizar suas pilhas de conteúdo para classificar com base em outros atributos de arquivo, como data e tags. O Finder também obtém uma atualização significativa no macOS Mojave com uma nova Exibição de Galeria, que permite aos usuários percorrer os arquivos visualmente.

O painel de visualização agora mostra todos os metadados de um arquivo, facilitando o gerenciamento de ativos de mídia. As ações rápidas permitem que os usuários façam coisas como criar e proteger por senha PDFs e executar ações personalizadas do Automator em arquivos diretamente do Finder. O Quick Look oferece uma visualização rápida e de tamanho total de um arquivo, permitindo que os usuários girem e recortem imagens, marquem PDFs e cortem videoclipes de áudio e vídeo sem precisar abrir um aplicativo.

Notícias, Ações, Voice Memos e Home

No macOS Mojave, aplicativos úteis, incluindo Notícias, Ações, Memorandos de voz e Home estão disponíveis no Mac pela primeira vez. No aplicativo Notícias, os artigos, fotos e vídeos ficam ótimos no ecrã do Mac e os usuários podem seguir suas publicações favoritas a partir de um aplicativo.

Imagem: Apple

Com o Home, os usuários do Mac podem controlar os seus acessórios habilitados para o HomeKit para fazer coisas como ligar e desligar as luzes ou ajustar as configurações do termostato sem ter que se afastar do computador.

Imagem: Apple

O Memo de voz facilita o registro de anotações pessoais, palestras, reuniões, entrevistas e ideias de músicas, além de acessá-las a partir do iPhone, iPad ou Mac. A Stocks entrega notícias de mercado selecionadas juntamente com uma lista de observação personalizada, completa com cotações e gráficos interativos.

Grupo FaceTime

O Group FaceTime facilita o bate-papo com várias pessoas ao mesmo tempo. Os participantes podem ser adicionados a qualquer momento, participar depois se a conversa ainda estiver ativa e optar por participar usando vídeo ou áudio de um iPhone, iPad ou Mac – ou até mesmo participar usando o áudio FaceTime do Apple Watch.

Nova Mac App Store

Imagem: Apple

Desde o seu lançamento em 2011, a Mac App Store transformou a maneira como os usuários baixam e instalam software para o Mac, e hoje continua a ser o maior catálogo de aplicativos para Mac do mundo.

No macOS Mojave, a Mac App Store recebe uma reformulação completa com uma nova aparência e um conteúdo editorial rico que facilita a localização do aplicativo Mac correto. O novo design destaca os aplicativos novos e atualizados na guia “Descobrir”, enquanto as guias “Criar, Trabalhar, Reproduzir e Desenvolver” ajudam os usuários a encontrar aplicativos para um projeto ou propósito específico.

Vários aplicativos dos principais desenvolvedores também estão em breve na Mac App Store, incluindo o Office da Microsoft, o Lightroom CC da Adobe e muito mais. Como sempre, os usuários podem baixar aplicativos da Mac App Store com a confiança de que a Apple os aprovou para segurança e proteção.

Privacidade e segurança

Como acontece com todas as atualizações de software da Apple, a privacidade e a segurança aprimoradas continuam a ser a principal prioridade no macOS Mojave.

No Safari, a Prevenção de Rastreamento Inteligente aprimorada ajuda a bloquear os botões de mídia social “Curtir” ou “Partilhar” e os widgets de comentários a partir do rastreamento de usuários sem permissão.

O Safari agora também apresenta informações simplificadas do sistema quando os usuários navegam na Web, impedindo que eles sejam rastreados com base na configuração do sistema. O Safari agora também cria, preenche e armazena automaticamente senhas fortes quando os usuários criam novas contas online e sinalizam senhas reutilizadas para que os usuários possam alterá-las.

Novas proteções de dados exigem que os aplicativos obtenham permissão do usuário antes de usar a câmera e o microfone do Mac ou acessar dados pessoais, como o histórico de mensagens do usuário e o banco de dados de Mensagens.

Outros novos recursos

As capturas de ecrã fornecem novos controlos na tela para facilitar o acesso a todas as opções de captura de ecrã e aos novos recursos de gravação de vídeo. Um fluxo de trabalho otimizado permite o fácil compartilhamento de captura de tela sem confundir a área de trabalho.

O Continuity Camera permite que os usuários de Mac tirem uma foto ou digitalizem um documento próximo com seu iPhone ou iPad e façam com que ele apareça instantaneamente em seu Mac.

As ferramentas de marcação agora estão integradas ao Finder, Quick Look e Screenshots, tornando rápido e eficiente adicionar comentários ao conteúdo e compartilhar com os outros.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.