Já aqui falámos sobre This is Nigeria do rapper Flaz, inspirado na música viral de Childish Gambino This is America. E ora que não poderia tardar em vermos acontecer novos This is, numa urgência de se falar de problemas sociais com ironia à mistura. O This is Lisboa acontece numa cozinha da Linha de Sintra, interpretado por Blaya e dançado pelo exímio bailarino amador Pedro Russo, o namorado da cantora.

“This is Lisboa / casas lotadas estão / t1 vale um milhão / não vais ter casa não / This is Lisboa / Só buracos no chão / obras até mais não / olha esta confusão / This is Lisboa / O trânsito de madrugada / a faixa já está cortada / não chegas a hora a nada / This is Lisboa / Os tugas onde é que estão / já ninguém tem um tostão / os camones gastam então!”

Estes são os versos que compõem a pitoresca versão da já icónica música de Childish Gambino, retratando o atual problema de sobrevalorização das casas lisboetas, por conta do turismo, as obras constantes na cidade e os problemas de trânsito que a capital portuguesa enfrenta.