Está quase a começar um dos maiores espetáculos desportivos do mundo, o Campeonato do Mundo de Futebol. A acontecer na Rússia, o evento começa a 14 de junho e estende-se até 15 de julho. Serão 32 as equipas a disputar a taça mais importante na categoria de seleções, das quais apenas cinco são africanas: Nigéria, Egipto, Senegal, Tunísia e Marrocos.

As estreias vão para a Islândia, que em 2016 se apurou pela primeira vez para um Euro, e Panamá. A Islândia é o único país da competição com menos de um milhão de habitantes.

Nas ausências… os habitués africanos como Costa do Marfim, Camarões e Gana não vão levar as suas cores para os relvados russos.

Do lado europeu, o choque por uma Itália que não se conseguiu classificar, pela primeira vez desde 1958. Quem também não conseguiu o bilhete de viagem para a Rússia foi a Holanda, República Checa, País de Gales, Escócia, Áustria, Bósnia-Herzegovina, Turquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte e Grécia.

Fora do “velho continente”, os Estados Unidos não conseguiram se classificar para os play-offs. Esta é a primeira vez desde 1986 que o país não participa de uma Copa do Mundo.