A primeira coleção “MARKERAD”, que junta a marca Off-White e IKEA, assinada por Virgil Abloh, foi revelada durante o evento anual de design da gigante sueca do imobiliário. Abloh esteve presente para apresentar em primeira mão o projeto ao público, observando: “Eu quero que cada item traga uma sensação de orgulho.

Os três itens destacados foram um acessório de porta, cadeira vermelha triangular, um armário de vidro e um enorme tapete de recepção. O gabinete possui várias vidros envoltos por uma moldura de madeira, acessível por uma alça vermelha em forma de prego. Abloh sugeriu que este poderia ser usado para mostrar uma coleção de ténis. O tapete ostenta um motivo de recibo impresso, com bordas serrilhadas para lembrar ainda mais sua inspiração. O batente vermelho foi visto pela primeira vez no mês passado e foi rapidamente chamado por Diet Prada. Abloh discutiu a funcionalidade do item no seu lançamento inicial: “Trata-se de elevar itens anónimos e comuns que usamos sem perceber”.

Imagem: IKEA

A coleção é uma tentativa da IKEA explorar o mercado jovem, na esperança de despertar o interesse pela casa. A série de protótipos compreende ‘peças que desafiam a tradição’, incluindo os vários tapetes destacados durante os últimos meses do YouTube Live Workshop e depois têxteis do tipo hessian, um espelho distorcido e uma série de relógios, peças que receberam um foco apenas agora. Os preços em exposição variavam entre 299 euros por um tapete grande e 9,99 euros por uma versão em cartão da icónica bolsa FRAKTA da IKEA.

Imagem: IKEA
Imagem: IKEA

“A coleção incluirá de 15 a 18 produtos e foi projetada para a primeira casa dos millennials”, disse Engman quando solicitado para definir a coleção. Sobre Abloh, o empresário diz que “é um daqueles homens renascentistas que gosta de arte, música, moda e arquitetura, por isso tem sido um fluxo constante de ideias. É típico Virgil pegar em algo que não estás à espera e adicionar curiosidade e fazer as pessoas pensarem sobre essa criação”.

Os produtos ainda são apenas protótipos e o evento provavelmente é uma oportunidade para os colaboradores obterem feedback antes de possivelmente avançarem para a fase seguinte.