A paixão pela música nasceu desde muito cedo. Edna Chinofila Canguende Mateia Carvalho Portela conhecida com o nome artístico Edna Mateia, começou a cantar aos seis anos numa igreja e a partir daí nunca mais parou.

A primeira experiência que teve no mundo da música foi em 2004, quando criou uma banda chamada Bedkcy juntamente com duas primas. Para tentarem a sua sorte no ramo da música, as três jovens se deslocaram ao estúdio Musical B, em Luanda, mas por falta de experiência foram rejeitadas. Um ano mais tarde, Edna Mateia optou por seguir o seu sonho a solo, participando em inúmeros concursos em que em alguns foi vencedora. Estas experiências foram um abrir de portas para a jovem cantora, gravou músicas com alguns produtores da província do Huambo, como Ze Nay, Albano Sikuete e Dussa King.

Edna Mateia
Foto: Lucioval Gama

Nos anos seguintes, foi ganhando cada vez mais notoriedade. Participou em concursos com mais visibilidade a nível de espetadores, como “Estrelas ao Palco”, realizado no Huambo e no concurso municipal de música popular angola, Variante. No entanto, foi em 2015, que ganhou um maior destaque como artista. Recebeu convites para cantar em vários eventos, como na gala do Prémio Nacional de Jornalismo, em 2016, e na gala Angola Music Awards, em 2017. Como feedback do seu trabalho, foi vencedora de três categorias, entre elas Melhor Voz Feminina do Ano, no prémio anual Huambo Cidade Vida.

Edna Mateia não é somente uma cantora de sucesso, mas também mãe de duas filhas, é empreendedora, tem experiência em administração e Finanças, fazjingles para rádio, entre outras aptidões.

Entretanto, Edna foi apresentada como a mais nova artista da produtora Banzelos Nation. O seu mais recente trabalho é “Para Ti Mulher” que ganhou agora um videoclipe, que conta com a realização de Lucioval Gama.