A Samsung era até pouco tempo o fornecedor exclusivo de painéis OLED para o iPhone X, mas o cenário mudou e empresa tem agora de fazer frente à concorrência. A gigante sul-coreana está a reagir e acaba de anunciar o desenvolvimento de um novo painel de smartphone OLED “inquebrável”. Esse ecrã, que pode ser usado para tudo, de smartphones a “dispositivos militares”, pode suportar quedas repetidas e temperaturas extremas.

“Este plástico fortificado é especialmente adequada para dispositivos eletrónicos portáteis, “Este plástico fortificado é especialmente adequada para dispositivos eletrónicos portáteis, não apenas por causa das suas características inquebráveis, mas também pela sua leveza, transmissividade e dureza, que são muito semelhantes ao vidro”, disse Hojung Kim, diretor geral da equipa de comunicação da Samsung Display Company.

O novo ecrã OLED foi testado pela Underwriters Laboratories, uma das empresas de testes oficiais da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) do Departamento dos EUA. Os relatórios indicam que o produto foi capaz de ser lançado a uma distância de quase quatro pés, num total de 26 vezes em sucessão, sem qualquer tipo de dano. Quando testado numa queda adicional de quase seis pés, o “vidro” também “sobreviveu” ileso.

Se, sabe-se lá porquê, gostas de submeter o teu smartphone a temperaturas extremas, também não tem há problema. Os mesmos testes mostraram que o ecrã continuou a operar sem danos quando aquecido até 71 graus Fahrenheit ou resfriado até -32 graus.

Não há notícias sobre se a Apple usará os novos e mais resistentes ecrãs OLED para os iPhones da próxima geração, que serão lançados ainda este ano. O comunicado de imprensa da Samsung sobre o assunto também não deixa claro qual é o estágio do processo de desenvolvimento: se ainda é um protótipo de P & D ou um painel pronto para a produção em massa.