Ser um empreendedor bem-sucedido geralmente significa aprender com aqueles que já atingiram os seus objetivos ou que pelo menos estão num bom caminho. Contudo, nem todos têm a sorte de se cruzar com alguém que pode partilhar as suas experiências na estrada em direção ao sucesso. Por isso, fomos buscar algumas dicas de Ketan Kapoor, co-fundador e CEO da Mettl (empresa tecnológica que fornece ferramentas de avaliação de competências) e que passou a maior parte da sua vida profissional envolvido com startups.

1. Tu mesmo

A maior motivação é continuares a desafiar-te e a derrotar-te a ti mesmo. A vida é um longo ensino universitário – há muito o que aprender com os outros, todos os dias. Manteres-te motivado e sempre com fome de mais é a chave.

2. Preocupa-te com o que estás a trabalhar

Não há dúvida de que administrar um negócio requer muito tempo e paciência. Steve Jobs observou que a única maneira de estar satisfeito com a sua vida é fazer um trabalho em que realmente acreditas.

3. Dá o salto!

Nunca sabemos o resultado dos nossos esforços, a menos que realmente o façamos. Tentar é metade do problema alcançado.

4. Acredita no trabalho

Acredita que podes ter sucesso e encontrarás caminhos através de diferentes obstáculos. Se não quiseres, encontrarás desculpas.

5. Visão para criar e ter sucesso

Um empreendedor é alguém que tem uma visão para algo e um desejo de criá-lo. Mantém uma visão clara em todos os momentos.

6. Encontra pessoas confiáveis

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. A maneira mais rápida de mudares a tua forma de ser ou pensar é sair com pessoas que já são do jeito que queres ser.

7. Persegue os teus obstáculos

Superar o medo não é fácil, mas deve ser feito. O destemor é como um músculo – quanto mais o exercitamos, mais forte nos tornamos.

8. Tomar a decisão

O mundo está cheio de grandes ideias, mas o sucesso só vem através da ação. Walt Disney disse uma vez que a maneira mais fácil de começar é parar de falar e começar a fazer.

9. Gere energia, não tempo

A tua energia limita o que podes fazer com o teu tempo, então gere a tua energia sabiamente.

10. Constrói uma equipa vencedora

Ninguém consegue negócios sozinho. Constrói a tua própria equipa para aumentar o teu sucesso.

11. Contrata caracter

Ao construir a tua equipa, contrata pelo caracter e valores, porque consegues treinar as habilidades de alguém mas não consegues treinar o caracter e valor de cada um ou fazer com que os valores de cada um se adaptem à tua empresa.

12. Conhece os teus objetivos

Teres em mente a tua meta,  todos os dias, garante que estás a trabalhar para isso. Estabelece metas e lembra-te delas todos os dias.

13. Aprende com os erros

Muitos empresários apontam os erros como sendo o seu melhor professor. Quando aprendes com os erros, aproximas-te do sucesso – mesmo que inicialmente tenhas falhado.

14. Conhece o cliente

Conhecer o seu cliente é uma das principais chaves para o sucesso. Conhece o teu alvo melhor que qualquer outra pessoa e poderás fornecer as soluções de que elas precisam.

15. Aprende com as reclamações

Bill Gates disse uma vez que os seus clientes mais infelizes são a sua maior fonte de aprendizagem. Deixa os clientes insatisfeitos ensinarem-te sobre os buracos do seu serviço.

16. Pede informações aos clientes

Assumir o que os clientes querem ou precisam nunca te levará ao sucesso. Deves perguntar diretamente a eles e depois ouvir com atenção o que eles dizem.

17. Gasta sabiamente

Quando gastas dinheiro no teu negócio, tem o cuidado de gastá-lo com sabedoria. É fácil gastar muito em coisas tolas e ficar sem capital cedo demais.

18. Entregar mais do que o esperado

É uma ótima maneira de ser notado e construir um público fiel de defensores. Ser um empreendedor de sucesso exige muito trabalho, muita visão e muita perseverança. Mas, como tudo, só precisa de um empurrão. Boa sorte!