Podcast #19: Alexa Santos e o feminismo

Hoje em dia, as normas a que estamos habituados têm vindo a ser desafiadas e algumas delas até quebradas.

É o caso das “normas” de género e de sexualidade socialmente e tradicionalmente definidas que mais e mais pessoas têm questionado, de acordo com aquilo a que se identificam. Por vezes, a questão passa mesmo pela necessidade de reforçar ou atribuir um sexo especifico à nascença.

Por mais complexo que estes temas possam ser,  Alexa Santos, blogger, licenciada em questōes de género e sexualidade e teoria queer, explica detalhadamente, tudo o precisamos saber sobre esta matéria no podcast desta semana.

Alexa, que já foi capa do Público, tem um site chamado Queeringstyle, onde ela explora o feminismo mas também diferentes alternativas e dicas para as mulheres queer de Portugal.

O feminismo entrou na vida da blogger através do curso de género, sexualidade e teoria queer feito em Leeds, Reino Unido. Mas foi no desenvolvimento de uma tese sobre assistentes sociais que trabalham com jovens lésbicas, gays, bisexuais, trans e queer, em Portugal, que se conseguiu relacionar mais com a teoria feminista, que até então ainda era um assunto incerto.

Melissa Pereira