Sabias que um quarto da população mundial adulta não faz exercício? Um em cada quatro adultos é sedentário, segundo estudo da World Health Organization. Como todos sabemos, não exercitar o corpo tem as suas consequências como excesso de peso, problemas cardíacos, complicações ósseas, entre outros.

Existe uma solução óbvia para esses problemas, mas nem todos gostam de “dar o braço a torcer”: treinar ou fazer algum exercício físico. De acordo com a revista Time, estas são as conclusões de um estudo feito pela World Health Organization (WHO), que contabiliza casos de todo o mundo.

A WHO aconselha que, para um estilo de vida saudável, um adulto deve praticar exercício físico pelo menos por 75 minutos por semana, se for um treino intenso, ou 150 minutos semanais, caso a intensidade do treino seja moderada, um conselho que é desconhecido de 27,5% da população mundial. 28,5% era a percentagem apresentada em 2001, o que conclui que numa década as melhorias foram muito pouco significativas.

O estudo foi publicado no The Lancet Global Health e, de acordo com os autores, é necessário alterarem-se certas medidas a começar pelos principais hábitos de quotidiano da população que habita em locais industrializados, onde se deve promover o uso de bicicletas ou passeios a pé, seja em momentos de lazer ou mesmo deslocação entre casa e trabalho.

E nos dias que correm, a maior parte dos parques públicos têm espaços próprios para a prática de atividade física, não esperes mais tempo, levanta-te do sofá, sai para a rua ou inscreve-te num ginásio.