Eliud Kipchoge

O novo recorde do mundo de maratona tem um novo nome: Eliud Kipchoge

Eliud Kipchoge de 33 anos e um atleta fundista queniano, é especializado em provas de pista de longa distância e de maratona. É vencedor das maratonas de Londres, Chicago e Roterdão, e agora da maratona de Berlim.

Há 50 anos que a marca não era batida por nenhum maratonista, Eliud Kipchoge estabeleceu um novo recorde do mundo de maratona neste domingo, em Berlim, ao concluir a prova em 2:01:39.

Em 2015 e 2017, Kipchoge foi campeão olímpico da maratona e vencedor na capital alemã. Bateu o recorde que pertencia ao seu compatriota Dennis Kimetto (02:02.57), que tinha sido alcançado também em Berlim, em 2014, retirando-lhe o tempo de 01.17 minutos.

Elliud já correu nove maratonas abaixo de 2:06 horas, tinha como recorde pessoal 2:03.05 em Londres, 2016, e chegava a Berlim com um objectivo, o de alcançar um novo recorde mundial.

Vê abaixo o momento em que Eliud Kipchoge cortou a meta:

nv-author-image

Wilds Gomes

Sou um tipo fora do vulgar, tal e qual o meu nome. Vivo num caos organizado entre o Ethos, Pathos e Logos - coisas que aprendi no curso de Comunicação e Jornalismo. Do Calulu de São Tomé a Cachupa de Cabo-Verde, tenho as raízes lusófonas bem vincadas. Sou tudo e um pouco, e de tudo escrevo, afinal tudo é possível quando se escreve.