Horas de sono

De acordo com a tua idade, este é o número de horas que deves dormir

Uma boa noite de sono para todos é fundamental tanto para a saúde física como mental, mas nem todos o fazem. Existem vários factores para que isso não aconteça, como insónias, falta de tempo, stressestimulantes como o café, chá preto e verde, bebidas energéticas, luzes, despertadores e aparelhos eletrónicos que tornam cada vez mais difícil conseguir dormir oito horas seguidas.

Tendo em conta essa situação que preocupa muita gente no ramo da saúde e bem-estar, um grupo de especialistas da National Sleep Foundation, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos nos Estados Unidos com sede em Arlington, no estado da Virgínia, publicou recomendações gerais, divulgadas pela BBC News, sobre quantas horas de descanso são necessárias de acordo com cada faixa etária.

Abaixo está uma lista de acordo com as idades e o número de horas a dormir:

– Recém-nascidos (0-3 meses): o ideal é dormir entre 14 a 17 horas por dia, embora também seja aceitável um período entre 11 a 13 horas. Não é aconselhável dormir mais de 18 horas.

– Bebés (4-11 meses): Recomenda-se que o sono dure entre 12 e 15 horas. Também é aceitável um período entre 11 e 13 horas, mas não mais do que 16 ou 18 horas.

– Crianças pequenas (1-2): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 15 ou 16 hora. É recomendável que o descanso dure entre 11 e 14 horas.

– Crianças em idade pré-escolar (3-5): 10-13 horas é o mais apropriado. Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.

– Crianças em idade escolar (6-13): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.

– Adolescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 horas por dia.

– Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.

– Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam.

– Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

E ainda dicas dadas pelos especialistas de como ter um sono mais tranquilo e saudável:

– Manter um horário para dormir, mesmo nos fins de semana.

– Ter uma rotina para dormir relaxado.

– Exercitar-se diariamente.

– Garantir condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto.

– Dormir num colchão e com almofadas confortáveis.

– Ter cuidado com a ingestão de álcool e cafeína.

– Desligar todos os aparelhos eletrónicos antes de dormir.

Portanto não percas tempo, partilha isto com os teus amigos e familiares de forma a que todos possam ter noites de sono mais relaxadas e… bons sonhos.

nv-author-image

Wilds Gomes

Sou um tipo fora do vulgar, tal e qual o meu nome. Vivo num caos organizado entre o Ethos, Pathos e Logos - coisas que aprendi no curso de Comunicação e Jornalismo. Do Calulu de São Tomé a Cachupa de Cabo-Verde, tenho as raízes lusófonas bem vincadas. Sou tudo e um pouco, e de tudo escrevo, afinal tudo é possível quando se escreve.