Queres ser food stylist? Sabe aqui como, em cinco passos

Comer é muito importante, mas nos dias que correm tirar foto ao que se vai comer também se tornou igualmente necessário. Seja pela beleza do prato ou pela confecção da comida, a “foto da praxe” está presente como se fosse uma oração a abençoar a refeição.

Independentemente do chef, o sabor e a apresentação de um prato têm o mesmo nível de importância, afinal os olhos também comem não é?

Tornou-se moda fazer do prato uma galeria de arte e encher as redes sociais de imagens com o comer, quer pequenos-alomoços, almoços, lanches ou jantares. É agora, um hábito normal e comum entre utilizadores do Instagram, principalmente entre bloggers de comida.

Se és uma das pessoas que gosta de tirar fotos a comida, então aqui podes aprender em cinco passos como tirar a foto perfeita e deixar todos com água na boca enquanto fazem scroll no teu feed do Instagram.

E quem melhor que uma profissional na área para te ensinar? O site noticiasaominuto fez uma lista de cinco passos partilhados pela food stylist espanhola, Laura Lopez, para te ajudar a conseguir aquela foto perfeita. Vê abaixo como podes fazê-lo e inspira-te:

1. Luz natural, sempre: Este é um ponto essencial para garantir uma imagem de qualidade e com boas cores;

2. Insistir: Uma boa foto não sai bem à primeira, e mesmo para quem tem prática, várias fotos, de vários ângulos, são necessárias para garantir que consegues a perfeita. Para a instagrammer este é um trabalho constante, já que publica em média três imagens por dia;

3. Objetiva da câmara limpa: Não acontece apenas aos mais inexperientes, contudo, uma objetiva suja muito provavelmente fará com que a foto perca qualidade, e tal não é difícil de acontecer, principalmente quando o telemóvel está num ambiente com farinhas ou outros ingredientes do género;

4. Despertar o desejo: Pense no objetivo que pretendes ao tirar aquela foto. Provavelmente queres que a tua comida pareça o mais apetecível possível e a própria escolha de ingredientes deve ter este aspeto em conta. Trabalha neste sentido e faz do teu próprio apetite a tua criatividade;

5. Usar adereços: Foco na comida, sim, mas completa o cenário com adereços, por vezes sementes ou algum ingrediente que usaste no prato, mas cru, podem ser o suficiente. Laura Lopez gosta de reciclar, e por isso aposta em jornais ou outros papéis para o fundo.

Wilds Gomes

Sou um tipo fora do vulgar, tal e qual o meu nome. Vivo num caos organizado entre o Ethos, Pathos e Logos - coisas que aprendi no curso de Comunicação e Jornalismo. Do Calulu de São Tomé a Cachupa de Cabo-Verde, tenho as raízes lusófonas bem vincadas. Sou tudo e um pouco, e de tudo escrevo, afinal tudo é possível quando se escreve.