Lázaro Ramos em Cabo Verde para a II edição da “Morabeza Festa do Livro”

A II edição da “Morabeza – Festa do Livro” vai realizar-se de 19 a 28 de Outubro, na cidade do Mindelo, e terá como destaque as presenças da escritora Shauna Barbosa e do actor brasileiro Lázaro Ramos.

O anúncio foi feito na cidade da Praia, pelo ministro da Cultura do país, Abraão Vicente, após a renovação de assinatura de protocolo com a CV-Móvel, enquadrada no programa de promoção nacional do livro, da leitura e da literatura nacional e lusófona.

Abração Vicente indicou que a presença do “famoso” actor, apresentador televisivo e “opinion maker” Lázaro Ramos vai fazer a “devida promoção” de Cabo Verde como destino turístico, mas também como “terra da morabeza”.

Quanto à escritora norte-americana de ascendência cabo-verdiana, Shauna Barbosa, vai apresentar o seu livro Cabo Verde Blues, que, segundo Abraão Vicente, está a fazer um “enorme sucesso”.

“Nós conseguimos que na sua apertadíssima agenda conseguisse fazer a sessão de lançamento do seu livro no Mindelo”, regozijou-se o ministro.

O ministro anunciou também a participação de Germano Almeida, Miguel Sousa Tavares, Vera Duarte, Dina Salústio e de Moacyr Rodrigues, para além do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, na qualidade de escritor.

“A sua participação como escritor confirma a credibilidade do evento pela sua aceitação como escritor”, notou o ministro Abraão Vicente.

Por tudo isto, Abraão Vicente garantiu que vai ser uma semana de “grande qualidade” literária, com “grandes autores” cabo-verdianos e estrangeiros, com a “dupla visão” de promover a literatura cabo-verdiana, “mas sempre de portas abertas para o mundo”.

A realização desta edição na cidade do Mindelo, segundo o ministro, enquadra-se na estratégia de levar a cultura e os “grandes eventos” a todas as ilhas.

“Já estamos a fazer obras no Centro Cultural do Mindelo e todos os aspectos logísticos estão a ser preparados para que de facto quem chegue a Cabo Verde entre pela porta da verdadeira morabeza”, assegurou.

A “Morabeza – Festa do Livro” faz parte do plano de investimentos para o programa Promoção Nacional das Artes para 2017/2021, e apresenta o projecto de um festival literário para Cabo Verde capaz de unir África, Europa, Ásia Lusófona e América Latina.

A primeira edição da “Morabeza-Festa do Livro” ocorreu de 30 a 5 de Novembro de 2017, na Cidade da Praia.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.