Tiwa Savage: a primeira mulher a ganhar o “Best African Act” nos MTV Europe Awards

No domingo passado, 4, decorreu mais uma edição dos MTV Europe Music Awards, desta vez em Bilbau, no Bilbao Exhibition Centre (BEC), em Espanha. E a artista nigeriana, Tiwa Savage foi a mulher da noite, pelo prémio que arrecadou.

“Mulheres africanas, isto é para nós” disse Tina após ter ganho o prémio de “Best African Act”. A cantora e atriz nigeriana venceu artistas como Davido (vencedor do ano passado), a estrela sul-africana Shekhinah, Distruction Boyz, Fally Ipupa entre outros.

Tiwa Savage tornou-se assim na primeira artista feminina a conseguir o prémio. Os vencedores anteriores incluem Wizkid e Diamond Platinumz, em 2016 e 2015, respetivamente.

Tiwa a Deus e aos fãs via Instagram: “Mulher africana, isto é para nós. Eu já passei por muitas coisas, mas mantive a minha cabeça erguida e resisti à tempestade porque sei que alguma rapariga em algum lugar tem o mesmo sonho que eu tive.”

Outros cantores, seguidores e amigos congratularam a vitória da cantora nas redes sociais, como Wizkid.

Tiwa Savage, nascida Tiwatopena Savage, é uma artista nigeriana nascida em Lagos, a 5 de fevereiro de 1980. Tiwa é ua artista influente na cena Afrobeat na Nigéria desde meados dos anos 2000, e tem contrato com a Sony/ATV e com a Mavin Records.

A artista já colaborou com algumas das maiores estrelas da música em todo o mundo, como George Michael, Mary J. Blige ou Sting, e também é co-autora dos títulos de algumas estrelas.

 

Wilds Gomes

Sou um tipo fora do vulgar, tal e qual o meu nome. Vivo num caos organizado entre o Ethos, Pathos e Logos - coisas que aprendi no curso de Comunicação e Jornalismo. Do Calulu de São Tomé a Cachupa de Cabo-Verde, tenho as raízes lusófonas bem vincadas. Sou tudo e um pouco, e de tudo escrevo, afinal tudo é possível quando se escreve.