Os artigos mais clicados da semana | 18 a 24 nov

Os artigos mais clicados desta semana começam o último projeto a solo de um dos membros da TRX, L.F.S., antes do lançamento do álbum do grupo. A seguir temos m cobertura da BANTUMEN no primeiro dia de concertos do Super Bock e Stock. Na terceira posição ficou o artigo de opinião de Mauro Aghuas sobre a nova escola do rap em Angola. E quarto ficou a história de Djanira Costa sobre o seu percurso no atletismo e a pressão familiar que a obrigou a desistir do sonho. Por fim, temos o artigo sobre os quatro gestores lusófonos identificados entre os 100 líderes económicos em África com menos de 40 anos.

1. Luessy de L.F.S completa o ciclo de projectos a solo da TRX

A mixtape Luessy, de L.F.S, é a quarta e última dos trabalhos a solo agendados pelos membros da TRX Music para este ano.

Depois dos trabalhos de Tio Edson, Yankie e mixtape de Emana, L.F.S publicou o novo trabalho na tarde de 21 de Novembro, dia do seu aniversário. O rapper, residente no Reino Unido, encontra-se em Luanda para apresentar a mixtape.

2. NGA, Masego e Russa dão o pontapé de saída do Super Bock em Stock

Foto: Miguel Roque / BANTUMEN

Masego, NGA e Russa foram alguns dos artistas que fizeram a plateia vibrar de emoção neste primeiro dia do festival Super Bock em Stock, em Lisboa.

As atuações estão espalhadas pelas ruas da capital portuguesa, com 52 artistas programados para 12 salas. Um desses espaços é o Bloco Moche, onde Russa abriu as hostes desta noite de sexta-feira, 23.

3. Angola: Fora de Luanda também se faz (muito) bom rap

Phedilson Ananás Foto: BANTUMEN | Don Produções

Seria escusado sublinhar uma vez mais o ritmo alucinante a que nascem novos rappers, mas é impossível contornarmos esse facto, principalmente em Angola. E se Luanda é mãe de quase todos os nomes que sobressaem no movimento, o pai são todas as restantes províncias unidas.

Os intermitentes e efémeros blogs sobre o assunto e as ondas de cyphers são o pontapé de saída para muitos, que dão entretanto seguimentos aos seus trabalhos com o lançamento de mixtapes ou álbuns.

4. Djanira Costa: Quando a educação se torna tóxica

Djanira Costa @Instagram

Muitos dizem que o futuro depende de ti e das tuas açōes mas a teoria nem sempre se coaduna com a prática. Por mais que a vontade, o sacrifício e a perseverança se façam presentes, é preciso que o nosso meio envolvente também esteja, de certa forma, receptivo às nossas vontades. É nessa senda, que contamos a história de Djanira Costa, uma atleta em ascensão que viu o seu sonho ser barrado pela pressão familiar.

5. Forbes: Lista 100 líderes abaixo dos 40 anos tem 4 lusófonos

IMAGEM: @ivanilson_machado

Ivanilson Machado, na 18ª posição da lista, é angolano, tem 37 anos e é director geral da operações da Puma Energy em Moçambique e esta é o terceiro ano consecutivo que integra a lista da Forbes. Ainda este ano, Machado foi nomeado uma dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, pelo MIPAD.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.