No Mundo Do Bucho é o primeiro trabalho a solo de GM

O primeiro trabalho a solo de GM, membro dos Zona 5, tem como título No Mundo Do Bucho, foi apresentado ao público a 8 de Dezembro, em Luanda, e revela o cada vez maior interesse dos elementos do conjunto em apostarem numa carreira a solo.

O trabalho começou a ser projetado em 2017, quando GM escreveu a música “Mãe Berta”,  primeiro single a ser divulgado e que abriu toda uma vontade de trabalhar num EP de de cinco a seis faixas.

Apesar de ser um trabalho a solo, todos os membros do grupo fizeram parte deste projeto. E o facto de cada membro se focar atualmente nos seus respetivos projetos a solo foi uma decisão coletiva e que em nada prejudica o grupo, explicou-nos o rapper. “É sim uma nova etapa e queremos novos resultados, por isso mudamos a nossa dinâmica de trabalho. Um projeto individual ajuda a explorar mais a sonoridade de cada membro do grupo, estamos a reinventar-nos e em breve os fãs vão receber um boa surpresa”, promete GM.

O EP tem seis faixas musicais e as participações de DJ Nibblez, Maxx, Manda, Gourgel, Jordania, Dji Tafinha na faixa “100 Magoas” que já tem videoclipe, e Xuxu Bower e Kelson Most Wanted na faixa “+ 1 Boda” que também tem vídeo.

Sobre a nova geração do hip hop angolano, GM diz que “trabalhar com eles é agradável e estão a levar o trabalho a sério. É bom para música nacional, temos artistas muito jovens com grandes contratos, isso de certa forma dá-lhes uma enorme responsabilidade. Espero que o sucesso não envaideça a nova geração, a arte está acima de tudo”.

GM não acha que tem de haver uma competição entre a geração mais antiga e a nova. “As duas gerações podem aprender juntas. A geração mais antiga pode ensinar sobre qualidade aos mais jovens e eles podem contribuir com essas novas linguagens que estão a surgir. Se nos enxergarmos como parceiros de profissão, a arte sairá a ganhar.”

O EP No Mundo Do Bucho tem apenas produtores que também são amigos do rapper, como Busquare e os WonderBoyz, que também marcaram presença nos álbuns da Zona 5. E ainda, “Dji Tafinha que é um irmão, tudo aconteceu com a maior naturalidade, assim como foi com Juzi, Py El Clássico e Dj Nibblez. Trabalhar com amigos não diminui a exigência, fez sim com que o trabalho fluísse melhor”, explica.

GM resume o ano de 2018 como um ano positivo e produtivo. “Temos a música “Beira Mar” que já é um sucesso, o projeto Cleopatia é um sucesso, temos músicas de Obie, ABD e Bruno AG que foram muito bem aceites também. Foi bom darmos a conhecer mais de nós individualmente, foi um ano muito especial para mim porque lancei o meu primeiro projeto a solo. Ouve No Mundo Do Bucho abaixo.

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.