O Instagram ofereceu um presente acidental de Natal para uma boa parte dos seus bilhões de utilizadores, nesta na quinta-feira, 27 de dezembro. O novo update, de que falamos aqui, consistia em deslizar as fotos do feed na horizontal em vez do habitual scroll vertical.

Alguns dos utilizadores da app de partilha de fotos, que pertence ao Facebook, foram forçados não apenas a desfilar as fotos horizontalmente, mas também a ter que voltar atrás numa determinada foto para poderem ler os comentários.

Uma mudança de hábitos que não agradou em nada a muitos, que originou a hashtag #instagramupdate e, claro, muitos memes. Ora vê alguns abaixo.

O lançamento da nova atualização do Instagram:

Como o Instagram está a ver toda a gente a queixar-se da nova atualização:

Faço parte dos eleitos. Não tenho a atualização do Instagram.

Depois da confusão gerada, Adam Mosseri, que dirige o Instagram, explicou a situação no Twitter: “Foi apenas um teste que foi expandido para mais pessoas do que o esperado”, escreveu.

Num segundo post Mosseri escreveu: “Desculpem a confusão, estamos sempre a testar novas ideias, mas geralmente com um número menor de pessoas. Já deve estar de volta ao normal”, disse, acrescentando que bastava reiniciar a app para tudo voltar ao normal.