Any Given Sunday – Todas as previsões sobre o Super Bowl LIII

É hoje! O dia mais esperado por milhões de fãs de futebol americano, nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo chegou finalmente. Sim, estamos obviamente a falar do Super Bowl LIII, que este ano opõe os New England Patriots aos Los Angeles Rams. Como sempre os nossos dois especialistas na matéria, Pedro Quedas e Nuno Fernandes dão-nos as suas opiniões sobre quem tem o melhor ataque, a melhor defesa, quais as estrelas a ter em conta, o factor X que pode fazer a diferença, e claro, o prognóstico sobre o desfecho final. Ladies and gentleman, get ready to rumble.

QUEM TEM O MELHOR ATAQUE?

Bill Belichick e Tom Brady, a dupla mais ganhadora de sempre da história do Super Bowl
Pedro Quedas: Mais do que olhar para os talentos disponíveis de cada lado, o grande duelo neste lado do campo será estratégico. Os Rams são conhecidos por usarem essencialmente sempre a mesma estratégia, com uma de duas variações. A primeira opção dos Rams é o running game pelas faixas, usando a velocidade e instintos de Todd Gurley (embora essa estratégia tenha uma grande incógnita, sobre a qual falarei mais em baixo). Todas essas jogadas começam com um momento em que o quarterback, Jared Goff, tem a alternativa de colocar a bola nas mãos do running back ou reter a bola para um passe – o que é conhecido como play-action. Como as defesas têm de fechar as faixas ao jogo de corrida, usando os linebackers, isso abre espaço para passes de média distância para os velozes receivers dos Rams. É uma óptima estratégia. Já do lado dos Patriots, a estratégia é simultaneamente mais simples e mais complexa. Por um lado, Bill Belichick vai querer aproveitar as fragilidades dos Rams a defender o jogo pelo chão, com penetrações constantes pelo meio. Se os Rams tentarem colocar mais jogadores no meio, Brady fica com a bola e destrói a defesa com passes curtos – uns atrás dos outros. E o que torna este ataque mais complexo? É que é impossível saber para quem Brady vai passar. Será sempre o que se conseguir isolar – e ninguém o encontra com mais eficiência que o veterano líder dos Patriots. Será um duelo apertado, mas uma das equipas tem o Tom Brady. Vantagem Patriots.

[maxbutton id=”4″ url=”http://www.entre-linhas.pt/any-given-sunday-todas-as-previsoes-sobre-o-super-bowl-liii/” window=”new” ]

Entre Linhas

O Blogue onde o Desporto e a Escrita se encontram