Chinonye Chukwu é a primeira mulher negra a ganhar o grande prémio do júri no festival de cinema de Sundance 2019, que se realizou no fim de semana passado em Park City, EUA.
A directora nigeriana e americana tornou-se na primeira mulher negra e africana a ganhar tal prémio, tornando-se num marco importante para os afro-americanos. O seu filme “Clemency” foi o motivo do grande prémio, após as críticas que foram muito boas.
Esta vitória fez história e faz de Chinonye Chukwu a primeira mulher negra a conseguir o maior prémio do festival. Nascida na Nigéria, e com um vida passada no Alasca, EUA, escreveu e dirigiu o drama que teve Alfre Woodard no papel principal. O enredo gira em torno de um diretor de uma prisão que luta com as emoções e as mortes que o seu trabalho endura.
“Fiz um mergulho profundo de quatro anos na pesquisa e na defesa de direitos necessários para contar esta história”, disse Chukwu numa entrevista ao Democracy Now.
Ava DuVernay e Tessa Thompson foram duas das pessoas que parabenizaram Chinonye Chucku pela vitória, vê abaixo os tweets:
U.S. Grand Jury Prize: Dramatic goes to CLEMENCY, directed by Chinonye Chukwu. #Sundance pic.twitter.com/rqqJTc3E8Q — SundanceFilmFestival (@sundancefest) February 3, 2019
History Made! Congrats @ChinonyeC . What a gem of a film you made. Proud to honor you! https://t.co/39QxcguzNj
— Tessa Thompson (@TessaThompson_x) February 3, 2019
Congrats to @ChinonyeC and the cast and crew of her film. And all the casts and crews of every film at Sundance this year. Beautiful fest lineup with many gems. Brava, @KimYutani and the whole Sundance team! https://t.co/ETDfPdl7fR
— Ava DuVernay (@ava) February 3, 2019