A Samsung já deu a conhecer pormenores do seu tão prometido smartphone dobrável. Depois de algum tempo sem grande inovaçao neste segmento de mercado, a questão que se levanta é se os consumidores irão aceitar positivamente este aparelho que custa quase dois mil dólares ou se ajudar uma lufada de ar fresco a nível de criatividade para a concorrência no mercado de smartphones.

O Galaxy Fold foi anunciado esta quarta-feira, 20, e será lançado no mercado a 26 de abril com o custo de 1.980 USD.
Os consumidores que estiverem dispostos a pagar este avultado valor poderão contar com um aparelho que se abre como uma carteira. Pode funcionar como um smartphone tradicional, com um ecrã de 4.6 polegadas ou transformar-se num mini-tablet, com um ecrã de de 7.3 polegadas.

Quando completamente aberto, o aparelho será capaz de correr simultaneamente três apps diferentes no ecrã. O Galaxy Fold irá também conter seis câmeras: três na parte traseira, duas na parte interna e uma câmera na frente.

Após passarem quase cinco anos a desenvolver a tecnologia na base deste smartphone de ecrã dobrável, a Samsung está claramente à espera de uma grande recompensa. Acredita que este novo telemóvel irá responder aos cépticos que pensaram que já se tinha feito tudo neste ramo.

Imagem divulgação

Se a Samsung estiver certa, o Galaxy Fold irá estimular mais pessoas a atualizar os seus telemóveis. No geral, as vendas de smartphones atingiram o seu pico de vendas em 2017, a Samsung viu as suas vendas de smartphones caírem 8% no ano passado — com base nas estimativas da empresa de pesquisa International Data Corp (IDC). De acordo com a IDC, mundialmente, as vendas de smartphones caíram 4% em 2018.

A maioria dos analistas vêem um mercado limitado para os telemóveis de ecrã dobrável, pelo menos no começo. Acreditam que o Galaxy Fold são de venda provável  para um mercado muito limitado de aficionados por tecnologia, que apreciam grandes ecrãs e que têm carteiras grandes.

Neste evento da Samsung foram também lançados os novos telemóveis Galaxy S10, que incluem câmeras sofisticadas, ecrãs elegantes cobrindo toda a frente dos aparelhos e as suas margens curvas e pelo menos 128 GB de armazenamento — características importantes para os consumidores de smartphones.

Os novos telemóveis são capazes de tirar fotografias de ângulos maiores do que os dos modelos anteriores e podem carregar outros dispositivos — um telemóvel pode carregar outro, fones sem fios e smartwatches. Um quarto modelo S10, será lançado esta primavera, irá ter uma maior velocidade de wireless, através da emergente rede celular 5G.

Com o ritmo das inovações de smartphones aparentemente paradas em pequenos passos, os consumidores estão mantendo os seus dispositivos existentes por períodos mais longos do que no passado. O Galaxy Fold vem servir de impulsionador para o mercado e mexer com aqueles que têm receio da inovação e actualização dos aparelhos. Os preços de alguns modelos de telemóveis subiram acima dos 1000$ USD, e para a grande mudança apresentada pelo Galaxy Fold, o preço poderá não ser tão robusto face a estes.
A Samsung oferece um modelo S10 ligeiramente menor por 750$ USD numa tentativa de ter na sua gama um aparelho de preço mais acessível, sendo que os melhores modelos da gama custam entre 900$ USD e 1000$ USD.

Dois dos novos modelos da Samsung, S10 e o S10 Plus, são em grande parte actualizações dos modelos do ano passado S9 e S9 Plus, contudo o seu design é diferente. Apresentam aproximadamente o mesmo tamanho dos modelos do ano anterior, mas têm mais espaço de exibição, com a eliminação de moldura do ecrã. A parte superior direita do ecrã tem um circulo ou um recorte oval para as câmeras frontais.

O modelo de baixo custo, S10e, apresenta a maioria das características da gama S10, mas é 5% menor em volume que o S10. O S10e também não apresenta as margens curvas que se verificam nos outros telemóveis da gama, uma característica presente em muitos telemóveis da Samsung.

Os modelos S10 estarão á venda a 8 de Março, com pré-reservas a partir desta quinta-feira, 21 de Fevereiro.