Thebe Magugu, da África do Sul para vencer o London Fashion Week

Era apenas um sul-africano com um sonho. Tanto quanto muitos africanos pelo mundo fora, mas a diferença está em quem corre pelo que quer e quem apenas espera… sentado sem fazer nada. Thebe Magugu correu pelo que queria e ganhou o 2019 London Fashion Week Top Prize.

A Semana de Moda de Londres aconteceu no semana passada, é um dos mais importantes eventos de moda do mundo que ocorre duas vezes anualmente. Thebe Magugu foi premiado como vencedor do International Fashion Showcase de 2019.

O International Fashion Showcase (IFS) é uma exposição colaborativa, que inclui o British Council, o British Fashion Council, o London College of Fashion, a UAL e a Somerset House. O jovem estilista sul-africano Thebe Magugu foi chamado pelos jurados de “líder de sua geração” depois de receber o prémio principal.

A IFS contou com 16 designers de todo o mundo, incluindo Holanda, Ruanda, Brasil, Quénia, Índia e, claro, a África do Sul, entre outros países. Magugu apresentou uma apresentação única, onde mostrou as mudanças na constituição da África do Sul ao longo das décadas, com um relembrar dos seus antepassados e da África no passado, de uma forma contemporânea e voltada para o futuro.

Em declarações na redes sociais Thebe falou sobre o prémio que recebeu “ontem eu ganhei o International Fashion Showcase 2019 em Londres, e não posso acreditar que recebi o prémio das mãos do meu ídolo Sarah Mower. Estou num misto de emoções e gratidão… A moda é um meio tão poderoso e inteligente e eu espero que possamos usar essa ferramenta em nossa vantagem.”

O IFS deste ano teve como objetivo explorar temas de política, sustentabilidade, identidade e património. Outro designer africano que recebeu uma menção especial do painel de jurados foi Cedric Mizero, de Ruanda. A sua apresentação, que foi destacada como “universal e profundamente humana”, apresentava objetos do quotidiano encontradas numa aldeia ruandesa e salientava os problemas enfrentados pelas comunidades marginalizadas.

Abaixo podes ver alguns trabalhos de Thebe Magugu:

Equipa BANTUMEN

A BANTUMEN é um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora.