A SOBA E-Music é uma marca da empresa SOBA Empreendimentos e no âmbito da criação do seu novo segmento destinado ao agenciamento e gestão de carreiras artísticas, apresentou ao público neste sábado, dia 2 de março, os primeiros quatro artistas a serem agenciados pela empresa.

Os nomes dos mesmos foram mantidos em segredo até ao dia do evento, mas o público que pôde assistir ao evento já ia com a garantia da Soba de que são vozes muito talentosas, que já têm “abrilhantando o público com muito boa música”, e que não deixarão os seus créditos em mãos alheias nesta nova fase. São eles Lizzy, Gari Sinedima, Selda e Kizua Gourgel.

 

No evento foram apresentados à imprensa, empresários, parceiros, promotores de eventos e público em geral, os artistas e os planos conjuntos para este primeiro ano contratual.

Entrevistado pela equipa BANTUMEN, o CEO da SOBA eMusic, Fernando Kiala, também conhecido por Cfkappa, explicou alguns detalhes sobre este novo segmento de atuação da sua empresa no setor da música.

“Os contratos têm o tempo padrão de um ano, havendo a possibilidade de serem renovados. Temos grande confiança de que estaremos a trabalhar juntos por muito mais que o tempo estipulado. A relação que se criou é mais forte que a contratual.”

Sobre o papel da SOBA, Kiala indica que é “trabalhar com um elenco cuja linha editorial é única, admitindo que cada um abrange o seu público da sua forma e a missão é expandir isso e ajudá-los a atingir novos desafios. Acreditamos em cada um dos nossos artistas, e não foram escolhidos em ordem de popularidade, mas pela qualidade de trabalho que eles apresentam, pelo seu potencial de crescimento, e pela estratégia de distribuição que aos poucos vai sendo aberta. Resumindo: para quem cria uma plataforma de venda de música digital num país onde é muito patente a venda de CDs físicos, a popularidade não é exactamente um fator decisivo nas nossas empreitadas enquanto empresa.

Considerando que, para já, assinaram com três cantores e um rapper, a abordagem do trabalho para este último será feita em que moldes? 

O objectivo com o Lizzy é genericamente o mesmo que com o Kizua, a Selda ou o Gari Sinedima. Vamos dar todo o apoio e direcção ao Lizzy. Atender às suas chamadas, tratar de questões contratuais e, acima de tudo, dar toda a estrutura necessária que ele precisar como artista, permitindo que ele se foque em criar a sua arte. O Lizzy é um artista fantástico, como todos os outros, e estamos ansiosos para mostrar isso num formato mais interessante, para quem ainda não o conhece.

Qual será o primeiro a lançar um projeto?

O primeiro deles a lançar um projecto será o Gari Sinedima, com o EP Gratidão, que é de qualidade imensurável, misturada pelo grande mestre Dodó Miranda. O EP será lançado em Pré-Venda na SOBA e-Music, no dia 13 de Março, e será lançado no mesmo mês.

Kiza Gourgel já é um nome habitual para os diversos festivais de rock em Angola, como ORLEI e Rock no Rio Catumbela, este novo contrato até que ponto põe em risco a aparição do músico nestes eventos? E o que pensas sobre estes eventos?

O contrato não vem radicalizar a presença do artista em lugares. Esta aliança vem dar suporte ao artista. Se o artista decidir cantar num desses festivais, nós vamos conseguir estes festivais por ele. Se os festivais quiserem o artista, nós respondemos, negociamos, e nos certificamos que existem todas as condições e exigências dos artistas. A nossa missão é e continuará a ser defender o interesse dos artistas, alinhando com a visão da empresa.

No final da conversa Fernando Kiala fez saber que a Soba e-Music apenas agencia nestes moldes, os quatro artistas, Lizzy, Gari Sinedima, Selda, Kizua Gourgel, que foram batizados com a ushtag #osnossos4.

A SOBA Empreendimentos foi fundada em 2014, e hoje é parte do grupo de empresas pertencente à Holding TGI (Thomson Group International), e fundou o seu segmento dedicado à música em particular. A missão “é ajudar os artistas a crescer profissionalmente, e até ajudar a inserir um novo modus operandi na forma como abordam ou são abordados, desde contratos às negociações, desde imagem à distribuição, postura à performance”.