A iliteracia financeira é o grande tendão de Aquiles da comunidade negra, que a impede de adquirir maior poder social e económico. Conhecer o sistema bancário e os vários e complexos instrumentos financeiros estimula o cidadão a adoptar comportamentos e atitudes que terão como resultado decisões conscientes e responsáveis. É para colmatar esse erro que os norte-americanos Xavier Snow e Dominic Weeks criaram a Black Affluence.

O slogan da empresa é “empoderamento económico através da literacia financeira” e o seu grande objetivo é “ajudar dez milhões de pessoas a tornarem-se financeiramente livres, pois através dos nossos cursos educacionais e serviços comunitários, queremos inspirar muitos outros a procurar a sua própria independência financeira”. 

Com a sua sede em Washington DC, nos EUA, a Black Affluence acredita que os métodos tradicionais de educação “têm falhado tremendamente nas áreas de alfabetização financeira.

Considerando apenas a comunidade negra dos EUA, os estudos prevêem que a renda média por família alcance uns impressionantes zero dólares. Esta é uma tendência indesculpável que deve ser invertida! », dz-nos a empresa, através do seu website. 

A cada quarto sábado do mês, a Black Affluence recebe o Hustleprenuer 101, um evento gratuito onde as pessoas aprendem mais, crescem mais e fazem mais. “Apreciei a diversidade do painel e as diferentes personalidades que estavam presentes”, partilhou Makisha Noël, fundadora da #BrandU. “É sempre importante ter empreendedorismo e negócios apresentados a partir de diferentes espectros para que todas as pessoas na sala tenham algo a receber.” Hustleprener 101 é um lugar seguro para as pessoas discutirem negócios e outros tópicos vitais para o crescimento com empreendedores experientes.