O dia 6 de abril foi instaurado pelas Nações Unidas como data celebrativa da iniciativa “desporto para o desenvolvimento e para a paz” que assumiu a denominação de #Whitecard (cartão branco). Juntando-se à iniciativa, em 2015 o Comité Olímpico de Cabo Verde iniciou um conjunto de atividades, e, desde então, esta data é marcada todos os anos pela organização. Este ano, o #Whitecard assumiu mais dois parceiros, os Jogos Africanos de Praia, Sal2019, e a Sports4Life Cabo Verde e marcará presença em duas ilhas.

O Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP) e o Comité Olímpico Cabo-verdiano terão atividades programadas em Santiago e no Sal em quatro momentos: Em Santiago será realizado um torneio de Futbolnet em Santa Cruz através do Clube Olímpico local e a Câmara Municipal e uma atividade de Sports4Life da organização SportImpact em Pensamento; na ilha do Sal será celebrado o dia Mundial da Atividade Física, ações em que a mascote dos Jogos Africanos de Praia, a Kretcheu, vai marcar presença; o último momento está reservado às figuras públicas dos mais variados hemisférios da sociedade civil, que se voluntariaram para exibir o cartão branco numa fotografia partilhada nas suas redes sociais, afirmando o seu compromisso com a manutenção constante da paz nacional e a importância que o desporto poderá ter nessa missão.

Estas atividades assumem grande importância para Cabo Verde, país africano que se afirma na liderança dos rankings de desenvolvimento humano e de estabilidade social dentro do seu continente.

A PeaceandSport, com sede no principado do Mónaco e patrono o príncipe Alberto II, iniciou a campanha mundial #whitecard (cartão branco) para que os vários países e organizações do mundo se pudessem manifestar a favor.

No ano passado, Cabo Verde foi um dos países nomeados para a categoria de “iniciativa do ano”através desta campanha pela sua capacidade de proatividade, decorrente essencialmente da junção da força das comunidades e da sociedade civil que demonstraram o seu compromisso pela contínua luta por estes valores que compreendem o Movimento Olímpico.

Qualquer pessoa pode participar sendo que para isso apenas têm de estar presentes nestes eventos ou então tirar uma selfie e partilhar nas redes sociais com a Hastag #whitecard, criando assim uma mensagem global para a promoção da paz e o desenvolvimento através do Desporto.