Lil Mapz e Mako, os irmãos consanguíneos que estão por trás do promissor projeto Favelas1, são os nomes escolhidos para o quinto episódio do Podcast Negócios da Música.

O Negócio da Música é um novo ciclo de conversas em torno da música e sobre tudo o que verdadeiramente move o meio musical, seja sobre artistas, agentes, produtores ou publishers.

Favela1 é um projecto musical que junta rapazes de várias zonas de Lisboa e todos eles da nova geração do rap.

Mako Balotelli nasceu em Angola e migrou com a sua mãe para Portugal quando tinha sete anos. Embora tenha vivido grande parte da sua vida em terras lusas, Mako escolheu manter-se fiel às suas raízes e nunca abdicou da sua nacionalidade angolana.

Já Lil Mapz irmão mais novo, é português mas desmarca-se de rótulos e prefere ser chamado de africano, isto por ter crescido num ambiente rodeado de africanos, numa miscelânea de culturas oriundas das várias nacionalidades que se cruzam na grande Lisboa.

Mako assume que a música para si foi um refúgio, quando aos 13 anos foi obrigado a ir para um colégio interno. Na sua passagem por aquele ambiente restrito teve, desde muito cedo, contato com a música de artistas norte americanos como, 2 Pac, Wu-Tang Clane outros.

Na altura, Portugal ainda não tinha muitos nomes dentro do rap, mas já se ouvia Mind da Gap ou Boss Ac, que mesmo fazendo temas com maior inclinação para a língua inglesa, também já se destacavam pelo rap em português. Destaque para o albúm É o Boss , de Boss AC e para os Mind da Gap e Dealema pelo contributo que deram, e continuam a dar, ao movimento tuga.

Lil Maps e Mako
ILil Maps e Mako | Fotografia: BANTUMEN

Outro tema importante abordado durante o podcast foi a evolução do RAP desde os anos 90 até a atualidade, desde o estilo de rap que se fazia já na altura do legendário Dj Afrika Bambaata, à moldagem aplicada pelo BoomBap de Snoop Dog, 2 Pac até ao trap que atualmente domina as preferências dos MCs.

Subscreve o programa Negócio da Música no iTunes, Spotify no SoundCloud e nas aplicações para podcasts. Descobre ainda outros programas da BANTUMEN.