Já dizia o antigo ditado popular “o dinheiro não traz felicidade”, mas é certo que ajuda. Mas o mais curioso é o simples facto de que praticar exercício físico deixa as pessoas mais felizes ainda do que o dinheiro, de acordo com o estudo abaixo.

Foi feito um estudo por uma equipa de cientistas das universidades de Oxford, no Reino Unido, e de Yale, nos Estados Unidos, e concluíram que praticar exercício físico faz melhor à saúde mental do que dinheiro.

A investigação, que foi publicada pelo periódico científico The Lancet, revista científica sobre medicina, a equipa de investigação recolheu dados sobre o comportamento físico e nervoso do humor de mais de 1,2 milhões de indivíduos norte-americanos. Foi pedido aos participantes para responderem a diferentes questões, uma delas das mais relevantes dos últimos 30 anos: estresse, sintoma ou problema emocional?

Os voluntários foram ainda questionados acerca dos seus rendimentos e da atividade física que praticavam.

Os cientistas conseguiram perceber através das questões e dos dados recolhidos que, enquanto aqueles que se exercitavam regularmente tendiam a sentir o seu humor mais em baixo durante cerca de 35 dias por ano, já os participantes mais sedentários sentiam-se em média mais sisudos por 63 dias anualmente.

Concluíram ainda que, pessoas fisicamente ativas se sentem tão bem como aquelas que não praticam desporto, mas que ganham cerca de 19 mil euros por ano.

Ou seja para estares bem mentalmente tens de ter um vencimento muito mais elevado (do que a média) para sentires o ‘buzz’ e excitação que o aumento das endorfinas provoca quando praticas desporto.