Neemias Queita foi eleito pela Sports Illustrated como uma das 100 maiores promessas do basquetebol mundial. O jovem português de origem guineense começou a dar nas vistas nesta temporada nos Utah State Aggies, da Universidade de Utah, Estados Unidos, e surge no 27.º lugar da lista.

Com 19 anos, o poste foi formado no Barreirense e conta com uma passagem de dois anos pelo Benfica.

“A presença defensiva de Neemias Queta desempenhou um papel crucial na temporada dos Aggies. É um projeto em bruto, mas com impressionantes centelhas de talento. É instintivamente um protetor do aro e ressaltador, pode finalizar à beira do cesto, é um passador subestimado e, em geral, traz um conjunto intrigante de mais valias para desenvolver. Por causa do calendário dos Aggies, não foi muito observado, mas se brilhar no pré-‘draft’ tem o talento para ser escolhido mais cedo do que o esperado”, pode ler-se no artigo da publicação norte-americana.

Filho de pais guineenses e já nascido no Barreiro, Neemias Queta, internacional sub-20 português, venceu a fase regular da Conferência Oeste e atingiu a fase final do basquetebol universitário norte-americano. No início da semana, o atleta de 2,11 metros anunciou nas redes sociais que se havia declarado elegível para o ‘draft’ da NBA, que se realizará a 20 de junho. Se tudo correr como esperado, Queta poderá tornar-se no primeiro português a chegar à NBA.

“Após discutir com a minha família e staff técnico, decidi perseguir o meu sonho de jogar na NBA e declaro-me elegível para o ‘draft’ de 2019. Tenciono contratar um agente com intenção de me manter no ‘draft’, mas mantendo a possibilidade de voltar à escola”, escreveu o jovem.

Subscreve a nossa newsletter