O cientista nigeriano Ernest Ezeajughi fez história quando foi empossado como primeiro administrador negro do distrito londrino de Brent, no Reino Unido.

Ernest Ezeajughi foi eleito administrador pelo Colégio dos Conselheiros de Brent, Londres, a 16 de abril de 2019 e assumiu o cargo na quarta-feira, 1 de maio de 2019.

A cerimónia contou com a participação de vereadores de todos os bairros  representantes das organizações voluntárias e comunitárias de Brent, bem como várias personalidades distintas, incluindo Ebere Obiano, esposa do governador do estado de Anambra, e um representante do Alto Comissariado da Nigéria em Londres, Embaixador George Oguntande.

Inspirado pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Ernest Ezeajughi começou a sua carreira política como membro fundador do Capítulo Britânico do Partido Político da Nigéria, All Progressives Grand Alliance (APGA). Foi o presidente do partido de 2010 a 2012.

Posteriormente, Ezeajughi juntou-se à política do Reino Unido e logo se tornou um forte membro do Partido Trabalhista. Antes da sua eleição como administrador, o pai de quatro filhos venceu as eleições para um cargo de conselheiro representando a divisão de Stonebridge no Brent Council em 2014.

Após a sua tomada de posse, o político disse que trabalharia para unir diversas comunidades e apoiar o trabalho de caridade, tanto em Londres quanto no seu país de origem. De acordo com a prefeitura de Brent, Ernest vai apoiar duas instituições de caridade durante o seu mandato, que são a Sociedade de Células Falciformes e a Fundação Jason Roberts.

“É um incrível privilégio e honra ser nomeado Administrador de Brent e servir a esta grande cidade que chamo de lar desde 2004.No meu ano como administrador da cidade de Brent, espero poder trabalhar com todas as comunidades ricas e diversificadas de Brent. Estou ansioso para angariar fundos para as minhas duas instituições de caridade locais”, disse durante o seu discurso de tomada de posse.

Nascido na cidade de Awgbu, em Orumba North, estado de Anambra, Ezeajughi teve a sua educação primária, secundária e superior em Anambra e esteve ativamente envolvido em políticas sindicais estudantis e frequentou a Universidade Nnamdi Azikiwe, Awka, onde estudou Microbiologia Aplicada. Depois de se formar em 1998, trabalhou brevemente nos negócios da família antes de se mudar para Inglaterra para se juntar à esposa em 2004.

Abaixo está um vídeo da tomada de posse de Ezeajughi no Brent Civic Center: