Depois da “Roça com os Tachos” e “Sal na Língua“, o apresentador e Chef João Carlos Silva e o cantor/realizador Kalú Mendes juntaram-se novamente para criar uma nova série televisiva.

A série “As Ilhas do meio do Mundo” são programas de culinária, arte e cultura do arquipélago são-tomense. A mesma foi apresentada durante esta semana, mais precisamente na terça-feira, 14, pela dupla são-tomense, no salão Cacau, em São-Tomé.

Durante 26 minutos viu-se peixe-fumo assado no forno com batata-doce, cozinhado por Carlos Silva, na Baía da Ana Chaves (uma baía na costa nordeste da ilha de São Tomé), aos sons da música “Peixe Andala” de Kalú Mendes e “Baia de Ana Chaves” de Tonecas Prazeres, o poema “ Lá no Agua-Grande” de Alda Espirito Santo e a festa religiosa de São Pedro, foram algumas das cenas da nova série.

Em declarações à imprensa, João Carlos Silva e Kalú Mendes explicaram que os conteúdos desta nova série de programas “sobretudo, a gastronomia, a música, a literatura, a religião e a paisagem, visam, essencialmente, a promoção da cultura e do tradicional são-tomense numa prespectiva da promoção do turismo virado para o desenvolvimento sustentável do arquipélago.”

João Carlos Silva acrescentou ainda que foi feita uma “nova parceria para levar o nome de São Tomé e Príncipe para todos os lugares do mundo.” “Tivemos que investir para levar muito boa qualidade e as potencialidades do País para toda a lusofonia e para o mundo das lusofonias inglesas e francesas bem como as outras partes do mundo” concluiu Kalú Mendes.

A nova série tem como parceiros e apoios a Rádio Televisão Portuguesa, HBD, Unitel, Banco Internacional de São-Tomé e Principe, entre outros.