O grande objectivo do IGTV acabou por não ser impactante, mas mesmo assim conta já com alguns criadores dedicados a este seu formato que até agora só suportava vídeos na vertical, a partir dos dispositivos móveis.

Com objectivo de melhorar o serviço, a rede social anunciou que vai implementar a possibilidade de serem publicados vídeos na horizontal, conhecido com modo panorâmico.

Esta adesão ao novo formato foi criada para popularizar e capitalizar mais os vídeos e os seus criadores, sendo que a adesão no formato vertical foi perdendo o “brilho” com o passar do tempo.

O objetivo inicial do IGTV seria diferenciar-se e ter alguma “popularidade” com a implementação dos vídeos na vertical, contrapondo assim com o YouTube, da Google. Os utilizadores foram de alguma estimulados a fazer vídeos nos respetivos smartphones, quer seja uma história para Instagram ou em directos, a gravar sempre na vertical com o intuito de criar uma nova tendência.

O IGTV sempre se distanciou do YouTube e não queria que a plataforma fosse meramente utilizada para republicar conteúdos já presentes no seu “rival”. No entanto a solução encontrada foi simples, no Instagram TV só seriam suportados vídeos na vertical para que os criadores tivessem que produzir conteúdo original.

imagem Instagram

Ouvimos as sugestões dos criadores que pretendiam carregar vídeos no formato panorâmico para o IGTV. De igual modo, ouvimos os pedidos dos utilizadores que se deparavam com vídeos na horizontal, dentro do IGTV, mas queriam usufruir destes num formato mais natural. Agora já está a ser implementado o suporte para vídeos panorâmicos, avança o Instagram.

A plataforma de vídeo foi apresentada em 2016, com objetivos ambiciosos. Queria ser um novo YouTube, tirando proveito da crescente popularidade da rede social. No entanto, a plataforma foi praticamente esquecida e nunca teve sequer uma fração do sucesso e adesão comparável ao formato dos stories do Instagram.

De acordo com os dados da Sensor Tower, a aplicação IGTV tem cerca de 4,2 milhões de instalações. Se olharmos para a aplicação do Instagram no Play Store (Android), as instalações ultrapassam os mil milhões de utilizadores, sem ter em consideração as instalações feitas em dispositivos IOS.