O titulo está correcto. Existe realmente uma Batata Doce no meio de Lisboa. É o restaurante de Isabel Manuel Jacinto ou Isabel Batata Doce, como é conhecida. É um restaurante que conta uma história de amor em tempo de guerra colonial, a história de Isabel.

Isabel foi encontrada pelas tropas portuguesas no meio do mato, em Angola e foi levada para Portugal por militares do Minho, no norte, que faziam parte do Batalhão 525. Poderia ser o enredo de um filme mas é muito mais do que isso. É a história da sua vida contada pelos pratos que a mesma confeciona.

Situado na Rua João da Mata, 56ª, Lapa – Estrela, Lisboa, o Restaurante Batata Doce é o sítio certo para conhecer e saborear estórias de outros tempos e conhecer um pouco da gastronomia angolana e portuguesa. É um projecto familiar que nasceu da vontade de fazer as pessoas sorrirem enquanto comem.

No menu encontramos um misto entre os sabores de Portugal e Angola, de uma forma deliciosamente caseira. Há dias específicos para saborear pratos diferentes desde Pataniscas com Arroz de Tomate Malandrinho com Coentros, Arroz de Pato, Arroz de Cabidela à Moqueca de Camarão, Calulu e Moamba de Galinha. O crumble de maçã com gelado ou o quadrado de chocolate prometem adoçar o fim da refeição.

O Batata Doce é o tipo de restaurante em que nos sentimos em casa e os menus são acessíveis, que variam entre dez e 30 euros por pessoa. Ali, os clientes acabam por se tornar amigos e as conversas aproximam as pessoas durante o almoço e jantar de uma forma tranquila. As cores da comida e os padrões do restaurante nos remetem a África, a Catete, a região onde Isabel nasceu.

Quem lá vai almoçar ou jantar acaba por ser brindado com música ao vivo. O Batata Doce recebe músicos com alguma frequência, que dão ainda mais vida ao espaço.

O restaurante, que tem lugar para pouco mais de 20 pessoas, abre as portas às 12h30 e fecha às 2h. O domingo é o dia de descanso do pessoal.

Para quem prefere comer em casa, pode sempre pedir o take away.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Sabias que com a tua contribuição podes ajudar a BANTUMEN a crescer? O nosso objetivo é criar uma narrativa de empoderamento da comunidade urbana lusófona e tu podes fazer parte deste processo. Inscreve-te no Patreon e faz a tua parte! Lembra-te da filosofia Ubuntu: “eu sou porque nós somos”.