O ranking dos mais clicados começa com desporto. Os Drafts de 2019 da NBA contam com vários jogadores africanos e nós descortinamos que são eles. Depois segue-se a nova música de DJ Ritchelly, que junta Reudy Neutro e Uami Ndongadas. Na terceira posição temos o CAN e os jogadores africanos protagonistas das transferências mais caras de sempre. Segue-se a notícia da abertura da primeira loja de canábis na África do Sul e, por fim, Pongo que celebrou a Festa da Música no Eliseu, a casa do Presidente francês Emmanuel Macron.

1. NBA: Estes são os jogadores de origem africana no Draft 2019

Bruno Fernando
Bruno Fernando | Foto: Sarah Stier / Getty Images

O basquetebol é das modalidades desportivas melhor estruturadas e encaminhadas no continente africano, e o talento bruto existente não pode ser subestimado.

Isto tudo é fruto de um contínuo e responsável investimento por parte das principais federações de basquetebol em África.

2. DJ Ritchelly junta Ready Neutro e Uami Ndongadas em “Cazola”

DJ Ritchelly
Imagem YouTube

Ready Neutro, veterano do hip hop angolano, e Uami Ndongadas, new school com uma carreira promissora, juntaram-se pela primeira vez para emprestarem as suas vezes ao tema “Cazola”, música de autoria de DJ Ritchelly.

Disponível para o público desde o início da semana, “Cazola” retrata o modus vivendi das periferias de Luanda. O videoclipe, que foi gravado no município do Rangel, contou com a assinatura da Bem Bem Workz, que se encarregou pela direção, filmagem e edição.

3. CAN: Estes são os jogadores africanos que tiveram as transferências mais caras do mundo

CAN
Sadio Mane & Mohamed Salah

O futebol africano nas últimas três décadas tem registado um desenvolvimento notável, mesmo estando a passar por tempos difíceis. A FIFA, entidade reguladora do futebol mundial em concertação com a atual direcção da CAF, a uma decisão sem precedentes: a nomeação de uma consultora para assumir a gestão da Confederação Africana de Futebol Africano (CAF), por causa dos vários casos de suspeitas de corrupção dentro daquela instituição.

4. Primeira loja de canábis já abriu as portas na Cidade do Cabo

canábis
imagem: Get Budding/ Unsplash

Meses após a legalização do cultivo privado e o consumo da cannabis naquele país, agora para alegria dos consumidores desta planta milagrosa, abriu sua primeira loja legal de cannabis na Cidade do Cabo com o nome GOODLEAF. E os representantes da loja já adiantaram que planejam incluir produtos legais de cannabidiol (CBD) em seus produtos baseados em dagga.

5. Pongo fez a festa da música na casa da presidência francesa

Pongo
Pongo

França, tal como vários outros países, celebra a Festa da Música, desde o dia 21 de junho, data de início do verão no hemisfério norte. Para assinalar a data, o Eliseu, casa da présidée francesa, convidou vários artistas do panorama musical electrónico, entre eles a cantora angolana Pongo.

Brigitte e Emmanuel Macron abriram as portas do palácio para acolher uma programação 100% feminina. Brigitte, Iris Gold, Pongo e Saint Sister fizeram as honras da casa.