Para os mais “viciados” nos telefones, uma viagem de avião em que o dispositivo tem de estar em modo voo, pode ser um desafio ou uma dor de cabeça. Afinal, durante aquele espaço de tempo, não vais poder consultar o feed das tuas redes sociais, não é? A não ser que estejas a viajar num avião que já te permita utilizar Wi-Fi.

Então, para responder à pergunta que muita gente questiona – “porquê que não se pode usar o telefone no avião? – Skycop contactou Darius Rudinskas, o vice-presidente do Instituto de Aviação Antanas Gustaitis, da Universidade Técnica de Vilnius Gediminas.”Os aviões modernos são projetados com componentes de alta tecnologia que são sensíveis a sinais telefónicos. Mas a percentagem desse tipo de aviões em operação é pequena. Os aviões mais antigos são equipados com tecnologia analógica e o sinal do telemóvel pode interferir com estes instrumentos de navegação e isso não é seguro. O mesmo para equipamentos digitais mais antigos”, explicou Rudinskas.

Ou seja, assim que um passageiro receba uma chamada telefónica, o telemóvel automaticamente procura conectar-se com uma torre de telecomunicações mais próxima. E como as antenas das torres estão apontadas para Terra, à medida que se voa mais alto, o sinal fica cada vez mais fraco até desaparecer.

Ver esta publicação no Instagram

Guess The Aircraft Ya’all! 👇✈️ ———————————————————————————– Credits To The Photographer (Let Me Know Below If You Know Who Took This Shot) ———————————————————————————- Want To Learn More About Aviation? Then Give Us A Follow For More Of These!…… Follow @Aviationaholic ———————————————————————————- Follow @Aviationaholic For More Follow @Aviationaholic For More #aviationaholic#instagramaviation #aircraft #airplane #boeing #instaplane #pilot #megaplane #plane #instaaviation #airport #airbus #aviationlovers #planespotting #flying #aviationphotography #boeinglovers #pilotlife #flight #aviationgeek #planespotter #fly #crewlife #sky #spotting #travel #avgeek #hongkong

Uma publicação partilhada por aviationaholic (艾李)🇭🇰 (@aviationaholic) a

“Assim sendo nem sequer é uma possibilidade fazer chamadas quando voamos. Mas o telemóvel vai sempre tentar conectar-se com a torre, interferindo com os componentes técnicos do avião e com os auscultadores dos pilotos. Se existirem alguns dispositivos a bordo é possível gerir essas interferências, mas se forem centenas de telemóveis o cenário muda”, acrescenta Rudinskas.

A proibição do uso do telemóvel para fazer ligações e chamadas acaba por ser de alguma forma uma solução de controlo dos passageiros. E para contornar essa situação, algumas companhias aéreas optaram por oferecer Wi-Fi durante o voo, onde o sinal é 20 vezes mais fraco do que o do telemóvel e a instalação de um router é mais fácil porque o sinal vem de satélite, e portanto não traz problemas para o cockpit.

Segundo o especialista, “o voo é baseado no controlo de massa. Quando banimos alguma coisa as pessoas são mais disciplinadas. Por isso as nossas restrições asseguram que todas as viagens são o mais seguras possíveis. Imaginemos que havia um aviso para apertar os cintos por causa da turbulência, mas todas as pessoas estavam ao telemóvel. A proibição torna a vida da tripulação mais fácil”.