O ranking dos artigos mais lidos nos últimas sete dias na BANTUMEN começam pela morte trágica daquele que poderia ser o primeiro astronauta africano negro.

O anuncio oficial dos Atlanta Hawks do primero jogador de basquetbol angolano na National Basketball Association é o artigo que aparece em segundo lugar na nossa lista semanal.

Na terceira posição do top 5 há a apresentação do álbum Castelos de Prodígio, seguido pelo videoclipe da TRX Music de “Ainda Ficas” com participação de Dji Tafinha. Por fim, há a Curta-Metragem dos irmãos Welsau e Welket Bungué.


1. Morreu Mandla Maseko, aquele que seria o primeiro astronauta africano negro a viajar no espaço

Mandla Maseko
Mandla Maseko

“Quero poder flutuar e ver por uma janela esta grande bola azul e branca a que chamamos terra”, disse Mandla Maseko à agência Associated Press, em 2014.

Conhecido como “Spaceboy” (rapaz do espaço) e “Afronaut” (afronauta), o sul-africano tinha o sonho de ser o primeiro astronauta africano a viajar no espaço, mas um acidente de moto no fim-de-semana passado em Pretória pôs fim a essa aspiração.

2. Bruno Fernando é oficialmente jogador dos Atlanta Hawks

Foto: David Dow/NBAE via Getty Images)

Os Atlanta Hawks anunciaram oficalmente a aquisição dos direitos do draft do extremo/poste angolano Bruno Fernando, 34ª escolha do draft, pelos Philadelphia 76ers em troca dos direitos do draft do base Jordan Bone (a 57ª escolha do draft) e duas escolhas de futuros drafts da segunda ronda, conforme se pode ler no comunicado oficial anunciado hoje.

3. “Prodígio vai apresentar “Castelos” no Colombo

Prodigio
Imagem Instagram @pro2da

Angola conheceu o álbum “Castelos” no dia 8 de março na Praça da Independência, em Luanda. Agora é a vez de Portugal receber o álbum, esta sexta-feira, 12, no Centro Comercial Colombo, nos espaço da Fnac. 

O duplo álbum tem no total 16 faixas e conta com as produções de Ace Bankz, Madkutz, Gaia, DJ Caique, Ghetto Ace, Thai Beats e Razor Boomarang. Nas vozes temos NGA, Deezy, Anna Joyce, Rhayra, Edmasia e Mylson.

4. TRX Music lança videoclipe de “Ainda Ficas” com Dji Tafinha

Melhor União
Imagem do Album Melhor União da TRX Music

A TRX Music acabou de lançar o videoclipe da faixa “Ainda Ficas” com Dji Tafinha.

A quarta faixa da tracklist do primeiro álbum de originais da TRX Music é também a quarta a ganhar o seu tratamento visual, depois de “Vou Bazar”, “Deus Sabe” e “Imperial”. “Ainda Ficas” tem a produção musical de Edgar Songz e participação de Dji Tafinha.

5. “Intervenção Jah” é o novo filme dos irmãos Welsau e Welket Bungué

Welket Bungué - Intervenção Jah
Foto de Subtilography

Welket Bungué já nos habituou a boas produções, desde webséries a longas metragens. “Intervenção Jah” é a mais recente produção da KUSSA Productions, composta pelos irmãos Welsau e pelo ator luso-guineense.

Esta curta-metragem tem o objetivo de questionar mas também propor uma discussão mais concreta e consciente sobre a violência institucionalizada no Brasil, pela mão das forças policiais, que têm resultado num crescente número de corpos, sobretudo de afro-brasileiros jovens, que perdem as suas vidas ou sobrevivem com mazelas violentas e profundas.