Ainda há muito que fazer no que toca às oportunidades para as mulheres nas áreas das ciências e tecnologias e, consciente disso, a Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu unir-se à Barbie para inspirar a próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais.

“Dream Gap” é uma iniciativa que tem o objetivo de igualar as oportunidades em todas as áreas da vida, mostrar o potencial infinito das mulheres e estimulá-las a seguirem sempre os seus sonhos, sejam eles quais forem, e foi nesse seguimento que nasceu esta parceria.

Nesta parceria junta-se Samantha Cristoforetti, italiana de 42 anos e única astronauta ativa na Europa. “Espero que esta colaboração com a Barbie ajude meninas e meninos a sonhar num futuro sem limites”, afirmou Samantha.

“A Agência Espacial Europeia dedica-se fortemente a promover o interesse feminino nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e nas carreiras espaciais em particular, uma vez que precisamos de uma diversidade de talentos para imaginar e possibilitar o futuro no espaço. Estamos, portanto, orgulhosos em lançar a colaboração da ESA com a Barbie, destacando modelos tão inspiradores como os astronautas e incentivando as meninas a acreditarem em si mesmas, a olhar para o céu e a sonhar mais alto”, conclui a responsável pela diversidade da Agência Espacial Europeia desde, Ersilia Vaudo-Scarpetta, também italiana.

Apenas 15% dos austronautas ativos são mulheres e ainda nenhuma foi à Lua. E para que isso aconteça Cristoforetti irá reunir-se com os pais e filhas para sessões de esclarecimento sobre o seu trabalho. No que diz respeito à Barbie, serão lançados no respetivo canal de YouTube vídeos promocionais sobre Cristoforetti e as respetivas conquistas.