Muitos fãs aguardavam a estreia do Rei Leão desde que foi anunciado, em 2018. Finalmente chegou uma das datas mais esperadas, 17 de julho de 2019, quando estreou o filme, em Portugal.

O filme arrecadou na sua estreia, na América do Norte, mais de 190 milhões de dolares. Estima-se que o valor já tenha ultrapassado os 500 milhões. O Rei Leão faz parte da infância de muita gente, que é um dos factores da venda de bilheteria, o clássico animado de 1994 teve a direção de Jon Favreau e conta com as vozes de Donald Glover e Beyoncé.

E como toda a curta ou longa- metragem, a banda sonora é importante. Na semana de estreia de Rei Leão, a cantora Beyoncé divulgou o que chamou de “carta de amor a África”, a banda sonora do filme, intitulado de “Lion King: The Gift” que podes ouvir abaixo.

O álbum de 14 músicas conta com várias faixas originais de Beyoncé e participações de JAY-Z, Kendrick Lamar, Childish Gambino e Pharrell. O LP conta ainda com a colaboração de grandes nomes de artistas africanos como Tekno, Yemi Alade, Eazi, Burna Boy, Wizkid, Moonchild Sanelly, Busiswa, Salatiel, Shatta Wale e Tiwa Savage.

“A banda sonora é uma carta de amor para África. Eu queria ter certeza de que encontraríamos os melhores talentos de África. Não queria apenas fazer música e usar a minha interpretação, eu queria que fosse algo autêntico sobre o que há de belo na música africana”, explicou Beyoncé ao canal de televisão ABC.

“Spirit” é a única musica com videoclipe e foi feita em colaboração com designers e artistas africanos. Mas a música que está a roubar toda atenção é “BROWN SKIN GIRL” em maiúsculas como se pode ver no albúm. Esta música, que é faixa número 15, acabou por se tornar num challenge (desafio, em tradução livre).

“BROWN SKIN GIRL” é uma homenagem às mulheres africanas de pele escura, para que saibam que são amadas e que não se deixem inferiozar pelo tom de pele que têm. Lupita Nyong’o, Naomi Campbell e Kelly Rowland são alguns dos nomes mencioandos na música.

Essa homenagem acabou por criar um desafio na Internet, cujo objectivo é a partilha de videos e fotos nas redes sociais para celebrar a melanina das meninas e mulheres, o desafio foi intitulado com o nome da música: #BrownSkinGirlChallenge. Abaixo podes ver as várias celebrações: