Esta semana começamos a lista dos artigos mais lidos dos últimos sete dias com o futebolista angolano Gelson Dala que foi transferido para uma equipa da Bélgica. No segundo lugar ficou o artigo sobre o filme moçambicano Resgate que chegou às salas de cinema portuguesas. Segue-se o perfil de Burna Boy, o cantor nigeriano cuja música anda nos ouvidos do mundo. Em quinto ficou o novo single de Lil Drizzy e, por fim, Josefa Sacko, a diplomata angolana que figura entre as 100 mulheres africanas mais influentes do mundo.


1. ‌Fora dos planos do Sporting, Dala segue para a Bélgica

Gerson Dala

O avançado angolano Gelson Dala, de 23 anos de idade, com contrato com o Sporting, não entrou nos planos de Marcel Keyser para esta época no plantel principal do clube português e vai jogar, por empréstimo de um ano com opção de compra, no Royal Antwerp Football Club, clube de futebol da Bélgica.

2. Resgate: Este filme moçambicano bateu o “Rei Leão” e chega agora às salas portuguesas

Resgate

Depois de esgotar as salas de cinema em Moçambique, o filme chega agora a Portugal em parceria com os Cinemas NOS. Em Moçambique, mais de 6 mil espectadores foram ver Resgate ao cinema desde que estreou, dia 18 de julho, nas cidades de Maputo, Matola (no sul do país) e Tete (no centro), chegando a bater em audiência títulos internacionais como Rei Leão e Homem Aranha.

3. Burna Boy é realmente um “African Giant”: análise crítica do álbum

Burna Boy - African Giant
Burna Boy – African Giant

Se as palavras tivessem movimento, certamente estariam a saltitar enquanto as lias. Porque foi exactamente assim que fiquei ao ouvir o novo álbum de Burna Boy, African Giant. E é sobre isso mesmo que vou falar abaixo.

4. Lil Drizzy dá continuidade à saga “Dopamina”

Lil Drizzy
Imagem Divulgação

Lil Drizzy tem ganho espaço no mercado da nova escola angolana, tanto a nível coletivo com a Young Splash como a nível individual.

O rapper residente no Reino Unido esteve de férias em Luanda e aproveitou a pausa das aulas para voltar ao estúdio e pôr a mão na massa. O resultado foi o primeiro single a solo “Dopamina 2”. que dá sequência à faixa 8 da mixtape Longa Vida, Vol. 2, que saiu no final de 2018.

5. Há uma angolana entre as 100 africanas mais influentes do mundo

Josefa Sacko
Josefa Sacko – 100 africanas mais influentes do mundo

A Avance Media, empresa líder em avaliação e relações públicas em África, anunciou a sua lista inaugural das 100 Mulheres Africanas Mais Influentes, que apresenta mulheres ilustres cujos trabalhos e realizações continuam a inspirar a próxima geração africana.