Há alguns meses, o Google revelou o Password Checkup, uma extensão do Chrome que permite que os utilizadores do navegador verifiquem a integridade de suas senhas de login.

Até agora, para conhecer que palavras-passe foram comprometidas, era necessário baixar a extensão manualmente, o que limita o interesse dessa ferramenta. Por um lado, como os usuários do Chrome devem tomar a iniciativa de instalar a extensão no navegador, se quiserem verificar a integridade das suas senhas, por outro lado, porque o Chrome no Android não é compatível com a instalação de extensões.

A integração nativa do Password Checkup no Chrome permitirá assim que um maior número de pessoas beneficie de uma ferramenta de proteção adicional, cuja operação de verificação será, em todos os aspetos, semelhante à extensão da qual ele deriva.

O navegador envia uma versão criptografada do seu ID e senha para a Verificação de senha, que, por sua vez, envia uma versão criptografada do ID e da senha encontrados nas fugas de dados. O Chrome compara os dois para ver se a password está comprometida e se precisa ser alterada.

No entanto, o Google permitirá que o utilizador escolha se deseja usar o seu serviço ou não. Na verdade, será possível desativar a Verificação de senha nas configurações do navegador.