Muitas são as plataformas e serviçoes de streaming onde podes ver vários filmes e séries. Mas não havia nenhum dedicado apenas ao cinema negro, mas essa realidade tem vindo a mudar.

A era digital e os avanços tecnológicos vieram dar a oportunidade aos grandes serviços convencionais de terem o seu próprio espaço online e de streaming, como a Netflix, Hulu e Amazon Prime. Esses serviços rapidamente conquistaram muitos utilizadores o que contribuiu para o crescimento dessa indústria na última década.

Com o crescimento veio a necessidade. A necessidade de ter um serviço de streaming que conte as histórias africanas e da diáspora, ao manter e preservar as narrativas dessas culturas. Até então não existia um serviço de streaming dedicado apenas ao cinema negro.

Hoje em dia é muito fácil estar a par de todas as novidades e tudo o que sai, em menos de um minuto, através dos dispositivos móveis, desde computadores, telemoveis e SmartTvs. O que torna a trasnmissão dos filmes e séries rápida. Essas novas formas de ver “televisão” foram criadas apenas porque os serviços convencionais não traziam nada de novo e deixaram de satisfazer a necessidade de muitos. Com os serviços de streaming, o utilizador pode fazer uma lista do que mais gosta de ver, as categorias que prefere e onde pode encontrar mais diversidade e entretenimento.

Para além da variedade de filmes e séries e a pensar nos amantes do cinema negro, a BANTUMEN decidiu criar uma lista de 10 serviços de streaming dedicados a história e as produções que se criam em África e na diáspora:

  1. Brown Sugar
  2. Kweli TV
  3. NdaniTV
  4. American Legacy Network
  5. NollyLand
  6. Black on Purpose Television Network
  7. Iroko TV
  8. X on Demand
  9. Tellas
  10. BLACK & SEXY TV