Na sequência do artigo sobre a marca inglesa MIHLONDON, estivemos à conversa com Eldon Maquemba, fundador e diretor criativo da marca.

Recentemente, entrámos a MIHLONDON na plataforma norte-americana Kickstarter, que oferece aos usuários da Internet a oportunidade de financiar projetos ainda em fase de ideia, reduzindo o peso associado aos modos tradicionais de investimento. A marca captou a nossa atenção pela ideia por de trás da marca e pelo facto de estar a ser desenvolvida por criadores afro-descendentes.

Eldon Maquemba | Foto: BANTUMEN

Eldon nasceu em Angola, Benguela, e acabou de encerrar a sua carreira como jogador profissional de futebol onde atuou pela última vez pelo clube sueco Syrianska FC. Já jogou também com a camisola do Progresso Associação do Sambizanga, no campeonato angolano Girabola, na época 2012- 13.

P ex-atleta também possui cidadania portuguesa e a primeira vez que nos cruzamos com ele foi quando lançou a marca de roupa Beware em 2016, uma mistura entre o minimalismo, o urban e o high fashion que, aliados às tendências contemporâneas, imprimiam no design de cada peça um mood singular. Além de Eldom, a marca era liderada pelo rapper Tekilla e o designer Vitor Antunes.

Eldon Maquemba | Foto: BANTUMEN

Com base na capital inglesa, a MIHLONDON tem produção portuguesa. Após várias pesquisas sobre as expectativas do consumidor, chegou-se à conclusão que o que as pessoas querem é “transparência e consciência sobre todos os aspectos da condição do trabalhador da manufatura, materiais selecionados e a maneira como os sapatos são fabricados”.

Essa conscientização revela que, cada vez mais, o consumidor preocupa-se “com o próximo uso, não com o fim da vida, e sobre o nosso impacto na sociedade. E o melhor para essa crise [ecológica] é que todos a seu nível desejam fazer parte da mudança e o #leadstheimpact para um amanhã melhor”.

Os ténis produzidos pela MIHLONDON são feitos à mão e todos os materiais utilizados são reciclados e de alta qualidade. No entanto, o valor destes sneakers não é mais elevado que qualquer outro produto do mesmo standing.

“Como podemos pregar às pessoas para mudarem o modo de consumo e com preços caríssimos? Na MIHLONDON acreditamos em produzir ténis de alta qualidade acessíveis a todos, de acordo com os nossos princípios morais e éticos.”

Vê os primeiros dez minutos deste podcast através do vídeo disponível no IGTV da BANTUMEN no Instagram.