Por trás de uma produtora cinematográfica está o sucesso de artistas, sejam estes músicos ou atores. Antes de ser atestado o talento (ou a falta dele) destes profissionais, é a produtora que dirige, mal ou bem, a atenção do público na sua direção. A Follow M, produtora angolana, tem marcado o caminho de músicos quando o assunto são videoclipes.

Com Martins DG nos comandos e o apoio de mais seis jovens criativos, a Follow M já produziu vídeos para Paulo Flores, Scró Q Cuia, Os Moikanos, The Twins, Mona Nicastro, Zoca-Zoca, entre muitos outros.

O objetivo primário da empresa é a produção de filmes, mas a instabilidade da indústria em Angola e a falta de financiamento levou a produtora a produzir videoclipes como método eficaz para aumentar o seu capital.

As suas últimas produções mais badaladas são “Oi Mana”, de Scro Q Cuia feat Os Moikanos e “Mariana Yo”, do embaixador do Semba, Paulo Flores.

Mesmo que, atualmente, a aposta no que é nacional esteja cada vez mais patente, ainda é comum os artistas recorrerem ao estrangeiro para realizar os seus vídeos, motivados pela desconfiança a nível de qualidade e pelo fato de muitas vezes ser mais barato e fácil obter material fora de Angola. “Alguns dizem que cá não há qualidade nem profissionalismo mas nós, como produtora nacional, a cada dia que passa conseguimos superar os nossos desafios e a qualidade é o nosso condutor. O trabalho está aí, fala por si,” diz-nos Martins DG, realizador há mais de sete anos.

Embora o foco dos últimos trabalhos tenham sido a realização de vídeos para artistas musicais e comerciais publicitários, a Follow M está a projetar a produção de curtas e longas metragens em cinema digital. Essas produções deverão se estrear já no próximo ano.