A lendária produtora Motown acaba de soprar a sua sexagésima vela. A oportunidade perfeita para desvendar 60 faixas inéditas até ao momento.

Fundada em 12 de janeiro de 1959, a gravadora atravessou o tempo e as tendências como poucas outras. Para comemorar os seus sessenta anos de existência, essa verdadeira instituição musical do Michigan, nos EUA, criada por Berry Gordy, teve a boa ideia de compilar alguns inéditos. Conforme revela o magazine Jack, nesta compilação encontramos The Jackson 5, Stevie Wonder, Marvin Gaye, entre outros.

Qual é o ponto comum entre todas estas peças ainda desconhecidas pelo público em geral? São inéditas e foram todas gravadas em 1969, o ano em que a produtora começou a exportar para os quatro cantos do país do tio Sam.

A compilação Motown Unreleased 1969, que podes ouvir abaixo, inclui um título do famoso grupo Jackson Five, gravado alguns meses antes do lançamento oficial do seu primeiro disco, Diana Ross Presents The Jackson 5. E também inéditos de Marvin Gaye e Stevie Wonder, que na altura estavam no topo das suas respectivas carreiras. Há também Diana Ross, Smokey Robinson & The Miracles, Ivy Jo ou Edwin Starr, só para citar alguns. Este é um presente de aniversário mais do que prestigioso, que deverá agradar (e muito) os fãs de soul.