A 5.ª edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, Portugal, abre portas esta quinta-feira, na vila onde durante 11 dias decorrerão mais de 210 iniciativas em 450 horas de programação, para refletir sobre “O Tempo e o Medo”. Entre os vários convidados, dos PALOP vão estar presente José Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde, e os escritores angolanos José Eduardo Agualusa, Júlio Almeida e Ondjaki.

Uma das novidades para esta edição é a localização da tenda dos editores

A mais internacional das edições do Folio decorre entre esta quinta-feira, 10, e o dia 20 de outubro envolvendo, segundo a câmara de Óbidos, “meio milhar de participantes” nas iniciativas que marcam as “quase 450 horas de programação”.

Este ano subordinado ao tema “O Tempo e o Medo” o festival promove a aproximação entre autores e leitores, desafiando-os a refletir sobre “o amor, a morte, a religião, a guerra e as alterações climáticas”, entre outros temas dos debates intermediados por moderadores das áreas do jornalismo e da crítica literária.

Entre as 210 iniciativas destacam-se as 16 mesas de autores que acontecem às sextas, sábados e domingos, com Alexandre Andrade, Joana Bértholo, Dulce Maria Cardoso, Hélia Correia, José Gil, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Rui Cardoso Martins, Ricardo Araújo Pereira, Rui Pedro Tendinha, Patrícia Reis, Valério Romão (Portugal); Ralf Rothmann (Alemanha); José Eduardo Agualusa, Júlio Almeida, Ondjaki (Angola); Tati Bernardi, Geovani Martins, Paulo Werneck (Brasil); Christoffer Petersen (Dinamarca/Gronelândia); Marina Perezagua (Espanha); John Freeman, Donald Ray Pollock (Estados Unidos da América); Mathias Énard (França); Elena Varvello (Itália); e Arne Dahl (Suécia).

Uma das novidades para esta edição é a localização da tenda dos editores na Praça de Santa Maria, com a presença de 15 editoras e um auditório com programação permanente ao longo do festival.

No capítulo Folio Mais, dedicado à programação das editoras, Óbidos vai receber o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que também é poeta e escritor, José Rodrigues dos Santos, que fará o pré-lançamento do seu novo livro e falará sobre a inteligência artificial e o seu impacto na sociedade, além de autores como Valter Hugo Mãe, António Iturbe, Rita Redshoes ou Bárbara Paz, entre outros.