O primeiro carro made in Ruanda foi o assunto mais lido pelos leitores da BANTUMEN nesta última semana. Logo de seguida está o artigo sobre a Djú&Có, uma empresa que presta serviços de aconselhamento à comunidade lusófona no Reino Unido. No terceiro lugar do ranking ficou a entrevista a Mad e no quarto novamente o Ruanda com os primeiros telemóveis fabricados no país. Por fim, a entrevista ao produtor Elzio Sénior.

1 – Já está disponível o primeiro carro da Volkswagen “Made in Rwanda”

Volkswagen Ruanda
Volkswagen Ruanda

A fábrica de montagem da Kigali, capital do Ruanda, e a maior fabricante de carros europeia, a Volkswagen, juntaram-se em junho para dar início à produção de veículos naquele país africano. O objetivo éproduzir e montar vários modelos, com a meta inicial de cinco mil veículos por ano para o mercado local ruandês, com o foco nas várias facilidades e soluções de mobilidade urbana. A médio e longo prazo, a Volkswagen tem demonstrado interesse na construção de outras fábricas nos países vizinhos.

2 – Djú&Có, fundada por duas mulheres guineenses, facilita a vida dos imigrantes PALOP em Inglaterra

Dju&Co
Imagem IG @djuandco

Missões tão corriqueiras como ir ao talho, ao médico ou à segurança social passam a ser uma fonte de angústia. E se os processos administrativos são muitas vezes complexos até para os nativos, aos olhos dos migrantes são uma encruzilhada de papel e idas e vindas sem glória. Sem a existência de uma rede de apoio, os amigos e familiares acabam por ser o único suporte possível. E foi a pensar nesta problemática, tantas vezes vivida na pele, que Ana Djú e Dulcineia Có fundaram a Djú&Có, uma empresa que presta serviços de aconselhamento à comunidade lusófona no Reino Unido.

3 – Mad: “Precisamos estabelecer prioridades”

Mad
Mad | Foto: Janeth Tavares

Já está disponível o videoclipe do single “O Pintin”, um dos hits mais tocados em festas e casas noturnas de Angola, interpretado por Scró Que Cuia e Nerú Americano.

4 – Mara X e Z, os telemóveis de alta qualidade fabricados no Ruanda

Paul Kagami Presidente do Ruanda: Créditos foto: AllAfrica

O Ruanda lançou os primeiros smartphones fabricados em África a um preço inferior a 230 USD. O anúncio foi feito pela empresa de tecnologia denominada Mara Corporation, com sede no Ruanda. A empresa informou que o investimento rondou os 100 milhões de USD, para se dedicar a fabricar smartphones acessíveis e de alta tecnologia.

5 – Elzo Sénior é a mais nova referência na produção musical em Angola

Elzo Sénior
DR

O produtor de 28 anos que assina Elzo Sénior é da província angolana do Namibe, cresceu no Bairro Torre do Tombo, junto do seu irmão, primos e amigos. É formado em Engenharia Informática e, além da produção musical, trabalha como técnico e gestor informático e como professor de produção musical.