Como acontece todos os anos, o célebre Rock and Roll Hall of Fame, o panteão americano do rock e da música pop, apresentou a sua lista de nomeados para a edição deste ano, da qual fazem parte os falecidos Whitney Houston e Notorious B.I.G.

A prestigiada organização anunciou na terça-feira que Dave Matthews Band, Motorhead, Pat Benatar, Soundgarden, The Doobie Brothers, T.Rex e Thin Lizzy juntam-se a Houston e B.I.G. como indicados pela primeira vez ao Rock Hall. A 35ª cerimónia anual de indução do Hall da Fama do Rock & Roll ocorrerá a 2 de maio de 2020, no Auditório Público em Cleveland, Ohio, EUA.

Nine Inch Nails, Judas Priest, Rufus com Chaka Khan, Depeche Mode, Kraftwerk, MC5 e Todd Rundgren completam os 16 indicados da lista de 2020. Os indicados oficiais serão anunciados em janeiro.

Todos os anos, entre cinco e sete artistas integram o Rock Hall após uma votação de mil pessoas, incluindo artistas, historiadores da música e especialistas do setor. Os fãs podem votar online.

Os artistas são elegíveis para indução 25 anos após o lançamento da sua primeira gravação comercial. Houston é elegível há quase uma década: o seu álbum de estreia, homónimo, foi lançado em 1985. A seis vezes vencedora do Grammy é um dos maiores artistas de todos os tempos, conhecida por hits como “The Greatest Love of All”, ″I Wanna Dance With You” e “I Wanna Dance With Somebody.” Houston morreu em 2012.

BIG, nascido Christopher Wallace, lançou o seu álbum de estreia, Ready to Die, em 1994. O rapper foi morto a tiro em 1997, 16 dias antes do lançamento do seu segundo álbum, Life After Death. Os seus sucessos incluem hinos como ” Juicy”, Big Poppa”, “Stay With Me”, “Hypnotize” e “Mo Money Mo Problems”.