A 25 de outubro faltarão exatamente 67 dias para o ano terminar. E além de ser o 298.º dia do ano no calendário gregoriano, não encontramos nenhum outro facto que tornasse este dia particularmente especial. Segundo o Wikipedia, nessa data comemora-se o lançamento do Windows XP pela Microsoft, em 2001, e assinala-se a aliança entre Hitler e o ditador italiano fascista Benito Mussolini. no mundo da música, a 25 de outubro nasceram as cantoras americanas Katy Perry e Ciara.

Mas, passando ao que realmente importa, além de Kanye West anunciar o seu 12.º álbum, Jesus Is King, temos cinco rappers da lusofonia, mais propriamente dos PALOP, que vão largar novos trabalhos.

Estamos a falar dos angolanos Ready Neutro e Slim Boy, do moçambicano Harold, do cabo-verdiano Vado Más Ki Ás e do guineense Pucci Jr. – [de ressaltar que os últimos quatro detêm também nacionalidade portuguesa].

Ready Neuro

O rapper angolano marcou a data 25 de outubro em consenso com a sua equipa, que teve um curto espaço de tempo para trabalhar neste segundo álbum de originais.

Poeira no alto Mar é composto por 14 faixas, muitas delas cantas em Kimbundo, Kikongo e Umbundu (as principais línguas faladas em Angola). Nas participações destacam-se DjiTafinha, MadSuperStar, Smash e Aurea Cadete.

Harold

O luso-moçambicano esteve a trabalhar nos últimos dois anos nesta obra com o título Tudo Tem Seu Tempo, que conta participações de FRXH, Conductor, Migz, Bernardo Cruz, Vado Más Ki Ás, Wonder Beatz, Marta Ferreira, Marcelo Wudson, Azagaia, Holly, Here’s Johnny, Kalaf, T-Rex, Papillon e Jacky D.

É a segunda obra discográfica do rapper que também faz parte do coletivo GrogNation. Podes saber mais sobre a obra na entrevista feita ao artista disponível na BANTUMEN.

Vado Más Ki Ás

Vado Más Ki Ás falou-nos do álbum de originais Vitórias & Privilégios aqui.

Deste novo trabalho podemos esperar 13 faixas e vários videoclipes que já foram gravados. Katana Produções, Condutor e D’ay são alguns dos principais produtores do álbum, que vai contar com cinco participações vocais. A capa é uma obra de arte da autoria de Vhils, um dos melhores e maiores artistas lusófonos de arte urbana.

Pucci Jr.

Nascido em Lisboa, de origem guineense, Pucci Jr cresceu entre Dakar e Bissau, bebendo dessas duas culturas.

Neste momento, reside em Londres onde está a fazer a licenciatura em Gestão de Desporto.

O seu contato com o Senegal permitiu que seja fluente em francês e o facto de estudar em Londres aperfeiçoou o seu inglês, daí surge a mistura explosiva que ouvimos em Pucci Jr.

Numa mistura do UK AfroSwing, EmmoDrill, o single Tic Toc introduz-nos ao álbum Faces.

Slim Boy

Slim Boy, que atualmente mora em Portugal, anunciou por intermédio da sua conta no twitter o lançamento do seu primeiro álbum a solo, Mãe Solteira.

Assim como os outros trabalhos de que falamos acima, também estará disponível no dia 25 de outubro em todas as plataformas de streaming.