Já há muito tempo que os artigos mais clicados da semana não começavam fora da música. O jovem líder Vladimir Mendes Borges é o cabeça de lista do ranking, seguido da entrevista a Verbal Uzula e a nova música de Deejay Teli. no quarto e quinto lugar ficaram dois podcasts, o primeiro episódio de JaneCast, com Chris, e o Negócio da Música, com Vado Más Ki Ás.

Vladimir Mendes Borges, um franco-cabo-verdiano Young Leader

Vladimir Mendes Borges, 35 anos, nasceu em Cabo Verde mas aos três anos foi viver com os avós em Amiens, uma cidade do norte de França, acerca de 160 km de Paris. Adjunto do presidente da Câmara de Amiens e com vários projetos sociais em Cabo Verde, Mendes Borges foi nomeado um dos Young Leaders (jovens líderes, tradução literal do inglês) de 2019 da French-African Foundation.

Verbal Uzula: 6 gajos e sete músicas no primeiro álbum da Okwami com cheiro ao bom velho hip hop

Verbal pisou um palco pela primeira vez em Lisboa, onde viveu de 1997 a 2009, “para rimar 16 versos”. Foi ganhando maturidade em colaborações com outros artistas e em 2001 participou no disco Ondjango. No ano seguinte começou a trabalhar com PM. Em 2005 lançou o seu primeiro disco, Viagem Verbal, que em 2006 valeu-lhe uma nomeação nos prémios MTV em Portugal. Sete trabalhos depois (entre EPs e mixtapes), Verbal integra o projeto Okwami, que vai agora lançar um álbum. 6.7.19 é o nome do projeto, que significa nada mais que “seis gajos, sete músicas, com edição em 2019”.

O desabafo de Deejay Telio em ”Um Lugar Melhor”

O que começou por ser uma brincadeira no Instagram acabou por se tornar numa música com uma mensagem importante, dedicada à sua mãe. “Um Lugar Melhor” é o novo tema de Deejay Telio.

Praticamente três meses depois de ter lançado Karanganhada 3, um EP que representa uma sonoridade festiva, dançante e divertida, e depois de ter lançado vários videoclipes que o ilustram, o Deejay não parou. Tem feito da música rotina e isso percebe-se pela quantidade de sons que tem lançado

Hip Hop e a sua cultura, neste primeiro episódio de JaneCast com Nuno Costa aka Chris

Nós sabemos que temos escrito muito sobre Hip Hop, Rap e música no seu geral. Mas é quase impossível que isso nos passe ao lado, tendo em conta a união que a cultura representa, que hoje está mais forte que nunca. “Rap is something we do. Hip Hop is something we live” já dizia o rapper KRS One, que traduzido para português é Rap é algo que fazemos. Hip Hop é algo que vivemos.

“Vitórias & Privilégios” de Vado Más Ki Ás no Negócio da Música

Na correria da vida, poucos são os que correm sozinhos. O sucesso é algo que se vai alcançado pouco a pouco durante a caminhada, mas tendo sempre em conta que os valores devem permanencer intactos, assim como a fidelidade a nós mesmos. Uma vez, Albert Einstein disse que “o Homem deve procurar ser um Homem de valor, em vez de ser um Homem de sucesso”, uma afirmação que faz parte da vida de Vado Más Ki Ás. Abaixo vais perceber o porquê.