De 2 a 9 de novembro, o artigo mais lido na BANTUMEN foi sobre os “37 Tijolos” de NGA, que integra também um podcast com o rapper e Madkutz. De seguida, temos o novo trabalho de Ready Neutro, os óculos revolucionários que identificam células cancerígenas, o primeiro álbum do grupo Okwami e, por fim, a nova música de Gaia Beat.

BANTUMENPodcast: Tudo (e mais alguma coisa) sobre os “37 Tijolos” de NGA, com Madkutz

37 Tijolos
MadKutz, Eddie Pipocas & NGA | Foto: Miguel Roque

37 Tijolos é a mais nova obra do rapper NGA e do produtor Madkutz que, além de comemorarem dez anos de parceria e o 37,º aniversario de Edson Silva.

A parceria entre os dois começou no final de 2007, início de 2008, com a música Undergroud do álbum “Portfólio” de Royalistick. Foi Madkutz quem produziu o som e o verso “Música não bate na rádio, bate nas ruas, o bairro adora NGA e eu faço parte da rua”, ficou na memória de muitos e foi o primeiro passo para os dois gigantes do hip hop português começarem a trabalhar.

“Poeira No Alto Mar” o melhor álbum de sempre de Ready Neutro

Solo Bars

Depois de alguns anos a lançar mais de 20 músicas com Extremo Signo e participando em projectos de sucesso no rap angolano, como o “Elenco de Luxo”, “Bomba Relógio” de Dj Soneca e muitos outros, Ready Neutro conversou connosco e apresentou o seu novo álbum.

Ready possui no seu repertório obras com títulos bastantes sugestivos e excêntricos como “Efeito da Força”, “Koreia da Morte” e algumas siglas que muitos interpretam como “código”. Desta vez, não foi diferente.

Samuel Achilefu criou os óculos que ajudam a ver células cancerígenas

Samuel Achilefu
Samuel Achilefu

Quem não se lembra da visão raio X de Super Homem? Os avanços tecnológicos e o progresso científico guiam a humanidade a uma era diferente e embora não venhamos a ter – pelo menos, para já – o super poder característico do super-herói de banda desenhada, para lá estamos a caminhar, com o apoio de alguns dispopsitivos. Um deles são os óculos criados pelo professor nigeriano de radiologia e engenharia biomédica Samuel Achilefu.

Achilefu criou os Goggles, uns óculos que criam uma realidade aumentada, que permite que os cirurgiões consigam ver células cancerígenas e ajude e oriente o médico em tempo real durante a cirurgia.

Okwami: Um por todos, todos por um

Okwami
Imagem Divulgação

Unus pro omnibus, omnes pro uno é uma frase em latim cujo significado em português é um por todos, todos por um. A frase é conhecida por ser o lema dos Três Mosqueteiros, no romance de Alexandre Dumas, e nos dias de hoje é uma adaptação angolana representada pela palavra Okwami.

No romance de Alexandre Dumas, publicado inicialmente em 1844, as personagens principais são apenas quatro – Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan -, mas na minha adaptação angolana temos seis figuras centrais, leais às bases do hip hop e ao boom bap.

“Rap Game” de Gaia Beat está de volta, com vídeo

Um ano e cinco meses depois de lançar o último trabalho, Gaia Beat volta com um promissor novo sucesso com três vozes bem conhecidas do rap game angolano. Guiana (Kelson Most Wanted), Tio Edson e Rui Malbreezy são as vozes de “Rap Game”, música divulgada online já com videoclipe.

Extraída do seu projeto Orgulho do Alvalade, a música é basicamente um “disparo” sobre os haters que de alguma forma tenta, travar o sucesso do produtor.