Pongo celebra sucesso internacional com single “Quem Manda No Mic”

Pongo, que tem trilhado uma carreira internacional a partir de França, acaba de lançar nova música. Este é o primeiro single do segundo EP da cantora angolana, que vai ser editado em 2020, com a Universal França.

A França continua a acolhê-la como “a diva do Kuduro”. Em Junho, o Presidente francês, Emmanuel Macron, escolheu-a para cabeça-de-cartaz da festa da música no Palácio do Eliseu e, em outubro, foi a vez do ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assistir à sua atuação durante o festival de música MaMA, em Paris. Mas, no palco, “quem manda no mic” [microfone] é mesmo a Pongo e é precisamente isso que avisa no novo single. Nos concertos, ao refrão “Quem manda no mic”, o público já lhe responde em eco: “É a Pongo”.

Pongo prepara novo disco para 2020.
Pongo prepara novo disco para 2020.  Pongo

“A ideia é fazer o meu público cantar comigo e – com todo o trabalho do segundo EP e com toda a caminhada que eu faço até agora – as pessoas realmente darem uma resposta à minha pergunta ‘Quem manda no mic’ com o meu nome”, contou à RFI.

À publicação francesa, a artista revela que se trata de uma “autobiografia cantada” em que conta como começou a carreira na música com os Buraka Som Sistema, por exemplo. “Se as pessoas ficarem atentas no ‘Wegue Wegue’, eu canto um pouco do refrão deste single’. Essa música faz parte da minha vida. Ele fala da minha história, como tudo começou na música, quais efeitos o sucesso do “Wegue Wegue” teve em mim, tudo o que eu entendi desse ambiente, tudo de bom e ruim desse período que finalmente me fortaleceu, me permitindo para continuar minha jornada, a de uma mulher que tem algo a dizer.”

Pongo está entre os nomeados aos prémios Music Moves Europe, da Comissão Europeia, que distinguem artistas emergentes que representam “o som europeu de hoje e de amanhã”. Os vencedores serão anunciados a 17 de janeiro de 2020.