Amores Contemporâneos é o nome da obra do artista angolano Cristiano Mangovo Brás, de 37 anos, leiolada em Paris no dia 7 de novembro, pela casa de arte Piasa.

O leilão aconteceu na nobre rua Faubourg du Saint-Honoré, no oitavo arrondissement da capital francesa.

Na mesma semana em que aconteceu a feira AKAA (Also Known As Africa), a casa Piasa viu serem batidos recordes no que respeita à arte africana contemporânea. A quantidade total de propostas atingiu 1,43 milhões de euros, incluindo custos, o dobro do valor expectado. O valor mais alto atingido até então foi de 1.3 milhões.

Amores Contemporâneos
Amores Contemporâneos de Cristiano Mangovo Brás

Os leilões foram realizados ao mesmo tempo, por telefone, Internet, mas também levando em consideração os pedidos feitos antes da venda. Cerca de 125 lotes apresentados, num total de 140, encontraram compradores. Alguns dos artistas literalmente explodiram a sua classificação estimada. Por exemplo, o jovem pintor camaronês Marc Padeu, o ugandense Joseph Ntensibe ou o angolano Cristiano Mangovo Brás.

The King Is Dead de Marc Padeu chegou a levar os observadores a acharem que haveria um erro nas ofertas que propunham valores com um dígito a mais do que o esperado. O quadro foi vendido por 195 mil euros. A estimativa avaliava um valor máximo de oito mil euros.

Quanto à obra do artista angolano, as previsões apontavam por um máximo de sete mil euros e o quadro, Os Amores Contemporâneos, acabou por ser leiolado por 65 mil euros.

Formado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Kinshasa, República Democrática do Congo, Mangovo participou de várias oficinas de cenografia e performance urbana. Expôs individual e coletivamente em diferentes países, como Angola, Portugal, França, Itália e Estados Unidos da América, com uma exposição individual na Art and Culture Foundation e na BAI Arte (Luanda) em 2013 e uma exposição de esculturas de Angola no Pavilhão Expo Milão (Itália), em 2015. Em 2014, recebeu o Prémio Mirella Antognoli Argelá da Embaixada da Itália e o Prémio ENSA Art – Alliance Française.